TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Flamengo vai pegar o Emelec nas oitavas de final da Libertadores

Na Sul-Americana, Fluminense pega adversário Atlético Nacional e o Botafogo o desconhecido Sol de América

Por André Luiz Coutinho e Rosária Farage em 13/05/2019 às 22:37:26

Foto: Reprodução

Em cerimônia realizada na sede da Commebol em Luque no Paraguai na noite desta segunda-feira (13) foi realizado o sorteio das oitavas de final e consequentemente o emparelhamento dos jogos até a final da Copa Libertadores. Líder do seu grupo na primeira fase, o Flamengo vai encarar o Emelec do Equador que se classificou em segundo no grupo que foi liderado pelo Cruzeiro.

O jogo da ida será dia 23 de julho no Equador e o de volta acontece na semana seguinte no dia 30 no Maracanã, o rubro-negro terá essa vantagem de jogar a última partida em casa caso avance para as quartas, onde poderá enfrentar Nacional do Uruguai ou o Internacional. Caso o clube avance para as semifinais  poderá enfrentar Godoy Cruz da Argentina, Palmeiras, Grêmio ou Libertad do Paraguai. Caso chegue afinal, isso não acontecerá pois ela acontecerá em jogo único no dia 23 de novembro no Estádio Nacional em Santiago no Chile.

Confira todo o chaveamento

Chave A -River Plate-ARG xCruzeiro

Chave B -Godoi Cruz-ARG xPalmeiras

Chave C -Emelec-EQU xFlamengo

Chave E - Athletico-PRx Boca Juniors-ARG

Chave F -Nacional-URU xInter

Chave G -Grêmiox Libertad-PAR

Chave H -San Lorenzo-ARG x Cerro Porteno-PAR


Retrospecto é favorável contra o rival

São seis confrontos entre Flamengo e Emelec na história da Copa Libertadores desde 2012 quando aconteceu o primeiro duelo, vencido pelo rubro-negro por 1 a 0 no Engenhão com gol de Vagner Love. No ano passado foram dois duelos pelo Grupo D, ambos vencidos pelo time carioca também, com dois gols de Vinicius Júnior no jogo do Equador e outros dois de Everton Ribeiro no do Maracanã.

No geral são cinco vitórias e uma só derrota, por 3 a 2 no Equador em 2012. Confira o histórico dos confrontos abaixo:

15/05/2018 - Flamengo 2 X 0 Emelec (ECU) - Maracanã
14/03/2018 - Flamengo 2 X 1 Emelec(ECU) - George Capwell/Guaiaquil/ECU
02/04/2014 - Flamengo 2 X 1 Emelec(ECU) - George Capwell/Guaiaquil/ECU
26/02/2014 - Flamengo 3 X 1 Emelec(ECU) - Maracanã
04/04/2012 - Flamengo 2 X 3 Emelec(ECU) - George Capwell/Guaiaquil/ECU
08/03/2012 - Flamengo 1 X 0 Emelec(ECU) - Engenhão

Fluminense terá grande desafio na segunda fase da Sul-Americana

Na segunda fase da Copa Sul-Americana, o Fluminense vai enfrentar o colombiano Atlético Nacional, time bicampeão da Copa Libertadores da América (89 e 16) e maior campeão nacional na Colômbia, com 16 títulos. Considerado um forte adversário, o Nacional de Medellín recebeu o prêmio de "Centenário da Conmebol ao Fair Play", pela honrosa atitude de ter cedido o título desta competição a Chapecoense, em 2016, após o desastre de avião que vitimou a equipe brasileira antes da disputa final. 

Como se não bastasse jogar com um adversário de tradição, e ainda por cima tendo que decidir a classificação em Medellín, o tricolor pode sofrer ainda com a lei do ex. E não se trata de nenhum jogador, mas de alguém que conhece bem o elenco da equipe comandada por Fernando Diniz. O atual treinador do Atlético Nacional é justamente o ex-diretor executivo do Fluminense, Paulo Autuori, que exerceu recentemente o cargo no clube de Laranjeiras. 

Botafogo pega time pouco conhecido e decide em casa

Já o Botafogo pegou um adversário pouco conhecido, cuja melhor campanha num torneio da Conmebol foi chegar as quartas-de-final da Libertadores em 1989, tendo participado seis vezes desta competição. Sol de América é um time de Assunção, no Paraguai. Por ter feito uma das melhores campanhas na primeira fase, o Glorioso vai poder decidir em casa, com apoio da sua torcida, porque o jogo de volta será no Brasil, possivelmente no Estádio Nilton Santos. 

Corinthians encara time da Venezuela e Atlético Mineiro enfrenta chilenos 

Os outros dois brasileiros que participam desta competição continental são Corinthians e Atlético-MG. O time paulista vai encarar o venezuelano Deportivo Lara e vai decidir a classificação fora de casa. Enquanto que os mineiros, que entraram agora na competição por terem ficado em terceiro lugar no grupo E da Libertadores, enfrentam a Unión La Calera-CHI com a vantagem do jogo de volta no Mineirão. A tabela abaixo mostra todos os participantes e o quatro com chaveamento confirma que a final, com partida única, será em Assunção, no Paraguai, no sábado, 9 de novembro de 2019. 

Veja abaixo a tabela com todos os participantes:

Deportivo Santaní  (PAR) x La Equidad (COL)

Universidad Católica (CHI) x Independiente del Valle (EQU)

Atlético Nacional (COL) x Fluminense

Sporting Cristal (PER) x Unión Española (CHI)

Deportes Tolima (COL) x Argentino Juniors (ARG)

Cerro (URU) x Montevideo Wanderers (URU)

Melgar (PER) x Universidad Católica (EQU) 

Atlético-MG x Unión La Calera (CHI)

Botafogo x Sol de América (PAR)

Independiente (ARG) x Rionegro Águilas (COL)

Deportivo Lara (VEN) x Corinthians

Colón (ARG) x River Plate (URU)

Palestino (CHI) x Zulia (VEN)

Peñarol (URU) x Deportivo Cali (COL)

Caracas (VEN) x Liverpool (URU)

Marcará (EQU) x Royal Parí (BOL)


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.