Os aeroportos de Goiânia (Santa Genoveva), Porto Alegre (Salgado Filho), São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (RIO Galeão – Tom Jobim e Santos Dumont) começam a reforçar a fiscalização das bagagens de mão em voos domésticos a partir de hoje (13).
No dia 10 de Abril, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) iniciou uma campanha de orientação aos passageiros nos 15 aeroportos com maior movimento no país, com o objetivo de informar o tamanho padrão da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade).
Segundo a entidade, esta ação visa o reforço das regras de viagens aéreas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a partir de março de 2017, afim de agilizar o fluxo dos passageiros nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto aos clientes.
Passado o período da campanha, as bagagens que estiverem acima do tamanho padronizado terão que ser despachadas, podendo haver cobranças de tarifas por isso, dependendo do tipo de bilhete e da política da companhia aérea escolhida.
Os aeroportos de Brasília (Juscelino Kubitschek), Natal (Aluízio Alves), Curitiba (Afonso Pena) e Campinas (Viracopos) já adotaram medida semelhante desde 25 de abril. No dia 2 de Maio, as mesmas regras começaram a valer para os aeroportos de Fortaleza (Pinto Martins), Belo Horizonte (Confins), Recife (Guararapes) e de Belém (Val-de-Cans).
As mesmas medidas serão adotadas a partir de 23 de Maio no aeroportos de Salvador (Luís Eduardo Magalhães) e em São Paulo (Guarulhos), conforme informou ABEAR.
Mais informações sobre franquia de bagagem e dimensões de malas de mão, podem ser encontradas nos sites das companhias aéreas nacionais.