Depois da parada para os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, Flamengo e Fluminense fazem o último encontro nesta temporada na noite desta quinta (17), a partir das 20h, no Maracanã. Enquanto o rubro-negro vem de uma sequência de resultados positivos e busca a vaga direta na CONMEBOL Libertadores em duas frentes, o tricolor tenta salvar sua permanência na Série A, em que perdeu quatro dos últimos seis jogos. Ambas as equipes ainda têm um jogo a menos que o restante da tabela, portanto o Fla-Flu 452 de hoje será a primeira de dez decisões para os últimos campeões da América.
No Flamengo, a prioridade da semana é o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, a ser disputada no domingo (20) contra o Corinthians. Filipe Luís deve levar a campo um time misto, muito em função do desgaste de Erick Pulgar, Gerson, De La Cruz, Arrascaeta e Plata, que foram titulares pelas suas seleções na terça-feira (15). Destes, apenas os dois últimos devem ser relacionados, mas tudo indica que começarão no banco de reservas. Carlos Alcaraz, Michael e Allan devem ser as novidades no onze inicial do rubro-negro. Há chance de Léo Ortiz voltar a ser improvisado como volante. Pedro, Cebolinha, Viña e Luiz Araújo seguem no departamento médico.
Já pelo lado das Laranjeiras, Mano Menezes também tem problemas para escalar o Fluminense: Marcelo e Keno estão suspensos, Nonato se recupera de cirurgia e Thiago Silva não deve ficar à disposição, depois de atuar no sacrifício contra o Atlético Mineiro na eliminação da Libertadores. A lesão no calcanhar esquerdo ainda deve tirar o “Monstro” de mais uma decisão, deixando o caminho aberto para Ignácio retornar aos titulares. De volta da seleção colombiana, Jhon Arias é esperado no trio de ataque, na vaga de Marquinhos.
O paulista Raphael Claus apita o clássico, que terá interdições da CET-Rio no entorno do estádio desde as 17h, se estendendo até meia-noite. São esperados 50 mil torcedores no Maracanã. Só há ingressos disponíveis no setor Sul, exclusivo para a torcida do Fluminense. Após a partida, haverá trens extras da SuperVia para os ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.
Transmissão: Premiere.
Árbitro: Raphael Claus (FIFA);
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) e Marcelo Carvalho Van Gasse (MASTER);
VAR: Rafael Traci (MASTER).
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno (Evertton Araújo), Léo Pereira e Alex Sandro; Allan, Léo Ortiz e Alcaraz; Michael (Matheus Gonçalves), Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Filipe Luís.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Bernal, Martinelli e Ganso; Lima, Arias (Marquinhos) e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.