TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Ciclo de debates na Uerj vai discutir propostas para o desenvolvimento fluminense

Objetivo do evento é reunir pesquisadores da Uerj e convidados de outras instituições para trocar experiências

Por Portal Eu, Rio! em 20/10/2024 às 12:39:15

Foto: Divulgação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), por meio da Diretoria de Comunicação Social (Comuns), realiza o ciclo de debates “Uerj com RJ 2024: Ciência, Tecnologia e Inovação”, que acontece de 22 a 25 de outubro (terça a sexta-feira), no campus Maracanã. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site: https://www.uerjcomrj.uerj.br/

O objetivo do evento, que está em sua terceira edição, é reunir pesquisadores da Uerj e convidados de outras instituições para trocar experiências, apresentar propostas e debater soluções viáveis para o desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro.

“Gostaríamos de avançar nas discussões e promover um maior debate entre os pesquisadores, os estudantes e a comunidade em geral, sobre temas muito importantes para a sociedade fluminense”, destaca a coordenadora de Relações Institucionais da Comuns, Rosane Fernandez.

Cada palestrante terá 15 minutos para exposição sobre os temas deste ano, distribuídos nos quatro dias do evento: “Educação e ações afirmativas”; “Economia, meio ambiente e sociedade”; “Popularização da ciência” e “Saúde”, sempre com a mediação de jornalistas. Na sequência, será aberto o debate.

Como nas edições anteriores, haverá uma publicação reunindo entrevistas com os palestrantes sobre as pesquisas apresentadas durante o encontro, que, desta vez, será disponibilizada no formato e-book, para download gratuitamente.

Programação 2024

A Implantação do Sistema de Cotas é o tema da conferência da mesa de abertura do evento, no dia 22, a cargo de André Lázaro, doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor da Uerj e coordenador acadêmico da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), onde atua como pesquisador e coordenador do Programa Políticas de Educação Superior.

Na sequência, a primeira mesa de debates trará o tema “Educação e ações afirmativas”, com trabalhos sobre iniciativas voltadas a refugiados, racismo brasileiro, desigualdade racial na ciência, comissões de heteroidentificação e mudanças no modo de ocupar a cidade relatadas por idosos. Mediada por Mariana Tokarnia (Agência Brasil/EBC), a mesa será composta pelos palestrantes Maria Teresa Tedesco (Instituto de Letras/Uerj), Luiz Augusto Campos (Instituto de Estudos Sociais e Políticos – Iesp/Uerj), Érica Sarmiento (Departamento de História/Uerj) e Muniz Sodré (Escola de Comunicação/UFRJ).

O segundo dia do evento terá como eixo “Economia, meio ambiente e sociedade”. Os palestrantes abordarão a inclusão de pessoas com deficiência em carreiras da área de exatas; biodiversidade e conservação marinha; qualificação para a implementação de Agendas 2030 municipais visando à sustentabilidade socioambiental dos territórios; e hortas em comunidades como fonte de renda e preservação de floresta. Com mediação de Rodrigo Polito (PSR Consultoria), a mesa será composta por Sônia Barbosa (Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/Uerj), Luis Felipe Skinner (Faculdade de Formação de Professores e Ecomuseu Ilha Grande /Uerj), Carin von Mühlen (Faculdade de Tecnologia/Uerj) e José Lucena (Instituto de Tecnologia/UFRRJ).

Iniciativas voltadas à popularização da ciência, como ações de extensão na Geologia, o ensino de Física por meio dos esportes e divulgação científica em museu serão apresentadas no terceiro dia de debates. O mediador convidado será Vitor Sendra (Uenf) e, para debater o tema, a mesa será composta por Ildeu de Castro (Instituto de Física/UFRJ), Rosana Bulos (Instituto de Física/ Uerj), Anderson Costa (Faculdade de Geologia e Instituto de Geografia/Uerj), Marcio Rangel (Museu de Astronomia e Escola de Museologia/UniRio).

No último dia, o tema escolhido é “Saúde”, encerrando o ciclo de encontros com reflexões sobre desenvolvimento de novos produtos a partir de substâncias naturais; medicina de família e comunidade; gestão de serviços de saúde visando à melhoria do SUS e à redução do tempo de espera na fila; e benefícios do controle biológico como estratégia para uma alimentação mais saudável. Cesar Baima (Portal The Conversation) mediará o debate de Thaís Spiegel (Faculdade de Engenharia/Uerj), Marco Antonio Mota (Faculdade de Farmácia/Uerj Zona Oeste), Maria Inez Padula (Faculdade de Ciências Médicas/Uerj), Túlio Franco (Instituto de Saúde Coletiva/UFF) e Aline Teixeira (startup Entomotec).

SERVIÇO:

Uerj com RJ 2024: Ciência, Tecnologia e Inovação

Data: 22 a 25/10

Local: Auditório 11, Bloco F – Campus Maracanã

Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Inscrições: https://www.uerjcomrj.uerj.br/index.php/faca-sua-inscricao/

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.