TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Após apagões e enchentes, São Paulo e Porto Alegre reelegem prefeitos

Segundo turno confirmou tendência à manutenção de administrações municipais, mesmo questionadas por resposta insuficiente a efeitos do aquecimento global

Por Portal Eu, Rio! em 28/10/2024 às 07:47:23

Reeleição de prefeitos em alta e questionamentos das urnas em baixa foram as tendências no segundo turno, em 51 cidades brasileiras. Foto: Ascom TSE

Na capital de São Paulo, com 59,35% dos votos foi reeleito Ricardo Nunes (MDB), que concorreu com Guilherme Boulos (Psol). O eleito tem 56 anos e se candidatou pela primeira vez aos 21 anos, para vereador. A eleição na capital paulista foi marcada por polêmicas, a última uma declaração do governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) acusando Guilherme Boulos de ter ligação com o crime organizado. O candidato do PSOL negou e acionou a Justiça Eleitoral.

Em Belo Horizonte o reeleito é Fuad Noman (PSD), com 53,73%. Ele tem 77 anos, é economista e escritor. Seu adversário foi Bruno Engler (PL).

Em Porto Alegre outra reeleição. O vencedor foi Sebastião Melo (MDB), com 61,53% dos votos. Ele é formado em Direito, filiado ao partido desde 1981 e derrotou a candidata Maria do Rosário (PT).

Em Curitiba, no Paraná, a vitória ficou com o atual vice-prefeito da cidade, Eduardo Pimentel (PSD), com 57,64% dos votos. Ele derrotou a candidata Cristina Graeml (PMB). Ele é formado em administração, pós-graduado em Agronegócio pela Universidade Positivo e possui especialização em cidades inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas.

E em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, o eleito foi Rodrigo Neves (PDT), com 57,20% dos votos. Ex-prefeito por dois mandatos, o pedetista de 48 anos iniciou sua carreira política em 1996, quando se candidatou a vereador em Niterói pelo PT. Ele venceu Carlos Jordy (PL).

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os resultados do segundo turno, em que as respostas aos efeitos das mudanças climáticas ficaram em segundo plano.

Os eleitores do estado de São Paulo aprovaram nas urnas, neste domingo (27), a reeleição de cinco prefeitos no segundo turno das eleições municipais. Ao todo, no estado, sete municípios tiveram disputas envolvendo candidatos à reeleição: São Paulo, Santos, Taboão da Serra, Mauá, São José dos Campos, Franca, e Diadema. Nesses municípios, só não foram reeleitos os prefeitos de Diadema e Taboão da Serra.

Na capital paulista, Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito com 59,3% dos votos válidos, ante 40,6% de Guilherme Boulos (PSOL). Em Santos, o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), venceu com 53,3% dos votos e sua adversária Rosane Valle (PL) recebeu 46,6% dos votos válidos. Em Mauá, foi reeleito Marcelo Oliveira (PT), com 54,1% dos votos, e seu adversário Atila Cesar Monteiro (União) recebeu 45,8% dos votos.

Em São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira (PSD) foi reeleito com 58,2%, seu adversário Eduardo Cury (PL) obteve 41,7% dos votos. O atual prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB) venceu com 58,6% dos votos, ante 41,3% de João Rocha (PF).

Em Guarulhos, Lucas Sanches (PL) venceu com 58,5% dos votos válidos, contra 41,4% de Elói Pietá (Solidariedade); em Barueri, Beto Piteri (Republicanos) ganhou com 56,6%, ante 43,3% de Gil Arantes (União). Em São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (PODE) foi eleito com 55,7% dos votos, Alex Manente (Cidadania) recebeu 44,2%.

Em Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (União) foi eleito com 66,2%, ante 33,7% de Aprigio (PODE). Em Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD) ganhou, com 50,1%, de Marco Aurélio (NOVO), que recebeu 49,8%. Em São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido venceu com 59,9% dos votos, ante 40,03% de Itamar (MDB).

Em Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD) venceu com 53,6% dos votos, contra 46,3% de Barjas Negri (PSDB). Em Jundiaí, foi eleito Gustavo Martinelli, com 58,9% dos votos, ante 41,1% de Parimoschi (PL). Em Taubaté, venceu Sergio Victor (Novo), com 61,9% dos votos; contra 38,02% de Ortiz Junior (Republicanos).

Em Limeira, foi eleito Murilo Félix (PODE), com 51,8% dos votos, ante 48,1% de Betinho Neves (MDB). Em Sumaré, venceu Henrique do Paraíso (Republicanos), com 58,2% dos votos, contra Willian Souza (PT), que recebeu 41,7%. Em Diadema, Taka Yamauchi (MDB) ganhou com 52,5% dos votos, ante 47,4% de Filippi (PT). Em Guarujá, Farid Madi (PODE) foi eleito com 55,3% dos votos, contra 44,6% de Raphael Vitiello (PP).

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e RadioAgência Nacional

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.