Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Classificado para a final

Botafogo elimina o Peñarol e está na final da Libertadores

Glorioso enfrentará o Atlético-MG, no dia 30 de novembro, em Buenos Aires


Jogadores do Botafogo comemoram a classificação para a final da Libertadores. Foto: Vitor Silva

O Botafogo chega a primeira final da sua história pela Conmebol Libertadores. Nesta quarta-feira (30), o Glorioso foi derrotado pelo Peñarol, por 3 a 1, em Montevidéu. Mas a equipe comandada por Artur Jorge tinha goleado o time uruguaio por 5 a 0, semana passada, no estádio Nilton Santos. E o placar agregado ficou em 6 a 3, dando a classificação para Botafogo e eliminando o Peñarol no estádio Centenário.

Será mais uma final brasileira na competição continental, porque o Atlético-MG eliminou o River Plate na terça-feira (29), empatando sem gols na Argentina, depois de vencer o adversário, por 3 a 0, na partida de ida, em Minas Gerais. A decisão será Buenos Aires, no Monte de Núñez, em jogo único no dia 30 de novembro.

Duas expulsões e domínio do Peñarol

O Botafogo entrou em campo sem alguns de seus principais jogadores, porque quatro que estavam pendurados foram poupados pelo técnico Artur Jorge. Somente o goleiro Jhon, com dois cartões, foi mantido no time titular.

No jogo de ida, o Glorioso goleiro o Peñarol, por 5 a 0, e entrou na segunda partida um pouco relaxado, por conta da vantagem conquistada semana passada no estádio Nilton Santos. Com isso, o time uruguaio dominou as ações no primeiro tempo.

O meia Léo Fernández criou grandes oportunidades para o Peñarol, que foi para cima e alçou muitas bolas na área. Das melhores chances, uma bateu na trave e outra teve ótima defesa do goleiro do Botafogo.

Aos 30 minutos, Jaime Báez recebeu a bola de Fernández e chutou da intermediária, abrindo o placar com um golaço no estádio Centenário. O time e a torcida local se animaram a partir daí, buscando ampliar e diminuir a desvantagem.

Já no intervalo, Aguerre acertou Jhon com um pisão e foi expulso. O técnico Diego Aguirre voltou para o segundo tempo com De Amores no gol e o volante Damián Garcia foi substituído pelo goleiro reserva. Mas o Peñarol começa a etapa complementar com um jogador a menos.

O Botafogo também mexeu. Almada entrou no lugar do Matheus Martins. Porém, mesmo com um a mais, o Glorioso continuou sendo pressionado pelo Peñarol, que não desistiu em momento algum.

Aos 20 minutos, Léo Fernández cobrou falta e Hernández tocou de calcanhar para Báez, que novamente chutou de fora da área e fez o segundo gol da partida, muito parecido com o primeiro.

Minutos depois, Mateo Ponte também foi expulso com 9 segundo cartão amarelo e ambas as equipes ficaram com 10 jogadores em campo. O lateral alvinegro tinha entrado no segundo tempo no lugar do Vitinho.

Aos 42 minutos, Almada marca o gol do Botafogo, sem goleiro, após receber um belo lançamento do Barboza. Um minuto depois Facundo Batista marcou mais um para o Peñarol, quando dominou com categoria a bola que recebeu de Pérez.

O placar final da partida ficou em 3 a 1 para os uruguaios. Mas no agregado foi 6 a 3 para o Glorioso, que confirmou a classificação para a grande final da competição.

FICHA TÉCNICA
PEÑAROL 3 x 1 BOTAFOGO

Local: Estádio Centenário, Montevidéu

Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia e Miguel Rocha (CHI)
VAR: José Cabero (COL)

Gol: Báez, (31'/1ºT e 20'/2ºT), Almada (42'/2ºT), Facundo Batista (43'/2ºT)
Cartões amarelos: Matheus Martins (Botafogo); Vitinho (Botafogo); Mateo Ponte (Botafogo); Almada (Botafogo); Ignacio Sosa (Peñarol)
Cartões vermelho: Aguerre (Peñarol); Mateo Ponte (Botafogo).

PEÑAROL: Aguerre (De Amores); Pedro Milans (Avenatti), Javier Méndez, Guzman Rodríguez e Maximiliano Olivera (Lucas Hernández); Damián García, Sequera (Ignacio Sosa), Leo Fernández e Jaime Báez; Maximiliano Silvera (Facundo Batista). Técnico: Diego Aguirre

BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos (Allan), Adryelson e Alex Telles; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Tchê Tchê (Eduardo); Matheus Martins (Almada), Tiquinho Soares e Savarino (Barboza). Técnico: Artur Jorge

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!