Parte do teto do Túnel Acústico, na Gávea, na Zona Sul do Rio, desabou no início da tarde desta sexta (17). Um ônibus da linha Troncal 4 São Conrado-Rodoviária que se deslocava para o Centro foi atingido por uma viga quando entrava na segunda galeria do túnel, no sentido Gávea. Apesar do ocorrido, não houve feridos. Equipes da CET-Rio estão no local.
Motorista de ônibus evita tragédia
O motorista Thiago dos Santos fez uma manobra que deixou o veículo atravessado na pista impedindo que os demais motoristas passassem pelo local.
Em entrevista à rádio Band News FM, o motorista afirmou que percebeu um início de deslizamento e manobrou o veículo assim que notou que teria o desabamento. Ele também afirmou que depois da manobra parou o veículo e mandou que todos os passageiros saíssem do veículo. Além dele, o ônibus estava com mais dois passageiros.
Anteriormente, Thiago falou ao RJ 1, da TV Globo, como foi a situação anterior à manobra que impediu uma tragédia maior
"Estava engarrafado, eu vi desmoronando e aí eu pedi passagem, e ninguém queria parar. Eu joguei o ônibus na frente, quando eu joguei o ônibus na frente, desmoronou em cima do ônibus e eu me joguei embaixo do volante", disse o motorista.
COR decreta estágio de crise
Na parte da manhã um outro acidente causou um grande engarrafamento no Túnel Rebouças, no sentido Lagoa. Um motociclista que passava pelo local bateu e morreu na hora. A tragédia causou retenção que trouxe transtornos com reflexo na Região Central.
Por volta das 14 horas, o Túnel Rebouças foi totalmente liberado ao tráfego. Apesar disso, o motorista que passava pela área encontrava dificuldades.
E desde quinta-feira (16), a Avenida Niemeyer está interditada por causa de um deslizamento de terra. Por causa da dificuldade de deslocamento o Centro de Operações do Rio decretou estágio de crise às 12h35.
Os motoristas que precisam se deslocar para a Zona Oeste devem optar pelo Alto da Boa Vista, Estrada Grajaú-Jacarepaguá e Linha Amarela.
Engarrafamento superior a 100 km
Por causa dos acidentes e dos bloqueios na Avenida Niemeyer e no Túnel Acústico os engarrafamentos em toda a cidade do Rio ultrapassam os 100 quilômetros. A média de retenção para uma sexta é de pouco mais de 70 km.
Por causa do trânsito caótico, o COR recomenda que o motorista não saia de casa.