Nesta quarta-feira (06), no Estádio João Saldanha, o Maricá, time comandado pelo técnico Reinaldo levantou mais uma taça, desta vez como campeão da Copa Rio. A finalíssima de hoje foi um empate sem gols com o Olaria, mas o jogo de ida, na Rua Bariri, semana passada, teve vitória do Tsunami, por 1 a 0, gol de Pablo Thomaz.
O Camisa 9 do Maricá concluiu com êxito a competição e foi artilheiro, com cinco gols. Porém a artilharia não foi isolada, já que o atacante Macário, do Azulão, e André Castro, do Zinza, também balançaram as redes cinco vezes cada.
Foi a segunda final entre as duas equipes, com o Azulão sendo vice-campeão também na série A2 do Campeonato Carioca e o Maricá conquistando o acesso à elite do futebol estadual.
Portanto, em 2024, o Maricá comemora três conquistas: Taça Santos Dumont (primeiro turno), Série A2 Carioca e Copa Rio. O segundo título garantiu a equipe na Série A do Cariocão 2025 e o terceiro colocou o clube em uma competição nacional, a Série D do Brasileirão, no ano que vem, enquanto o vice-campeão Olaria disputará a Copa do Brasil. Embora o time do técnico do Azulão, Edson Souza, tenha batido na trave, a equipe sob seu comando fez uma excelente apresentação.
Dida e Gutemberg se destacam
Precisando vencer a partida de volta, já que foi derrotado, por 1 a 0, no jogo de ida, na Rua Bariri, o Olaria foi melhor no primeiro tempo. Teve maior domínio e jogou de forma ofensiva. Mas esbarrou nas grandes defesas do goleiro Dida.
O Tsunami suportou bem a pressão do adversário e foi cadenciando até conseguir diminuir o ritmo do jogo, passando a criar boas chances também de marcar, porém sem conseguir superar o Azulão, que teve mais posse de bola. Gutemberg foi o destaque.
Dois expulsos no segundo tempo
No segundo tempo, Edson Souza fez uma mudança ousada: tirou o zagueiro Galvão e colocou o atacante Jaja, partindo para o tudo ou nada. Uma substituição ofensiva diante dos contra-ataques do Maricá.
Edson Souza escolheu justamente o zagueiro que não estava amarelado. Carlos Alberto, que tinha levado cartão amarelo na etapa inicial, foi expulso na etapa complementar com o segundo cartão.
Nos acréscimos, Abner também foi expulso pelo Maricá. Mas não tinha mais tempo para o Azulão, que não desistiu em momento nenhum da partida, porém não conseguiu marcar.
Ficha Técnica
MARICÁ 0 X 0 OLARIA
Jogo de ida: Olaria 0 X 1 Maricá
Dia: 6 de novembro de 2024 (quarta-feira)
Local: Estádio João Saldanha, em Maricá
MARICÁ: Dida, Magno Nunes, Mizael, Sandro, Clayton, João, Hugo Borges, Pablo Thomaz, Walber, Denilson. Técnico: Reinaldo
OLARIA: Guilherme, Rossales, Galvão (Jaja), Carlos Alberto, Bilhéu, Sidney, Teleco, Keven, Gutemberg, Rafael Lucas, Macário. Técnico: Edson Souza