Neste sábado (18), o Chef Ricardo Freitas e o anfitrião Jan David promovem mais uma edição do jantar harmonizado na Medusa Urbana - Adega Criativa. O espaço que fica localizado na Bhering, a mais antiga fábrica de chocolate do Brasil, no bairro de Santo Cristo, zona portuária do Rio de Janeiro, é uma excelente opção para a degustação de vinhos, além de um dos espaços mais atraente da capital. O evento gastronômico já se consolidou na agenda da adega e oferece um menu refinado para quem se propõe a viver uma experiência diferente.
Jan é publicitário e possui uma ampla experiência no mercado corporativo tendo atuado nos segmentos de telecomunicações, educação e dominando os setores de relacionamento com o cliente e marketing estratégico. Ricardo é mineiro e morou em diversos países da Europa. Além disso, já trabalhou com o Chef Emmanuel Ruz no Lou Fassum em Grasse, no Café Artcurial e no Arnauld Laher Chocolatier em Paris. Foi nesses lugares que ele aprendeu muito da cozinha internacional e, agora, traz um pouco dessa vivência para a mesa dos brasileiros.
"Estou na Bhering a um tempo. Por aqui, faço um trabalho na casa Feira onde preparo almoços nas sextas e nos sábados. Na verdade, eu voltei ao Rio convidado pelo Jan e também acabei virando o Chef do Medusa Urbana. Com ele, ofereço aperitivos, queijos e os jantares harmonizados todos os meses. Tudo com um cardápio que tem uma pegada, um clima e uma viagem diferente. Para esta edição, chamei a experiência de franco-brasileira. Isso porque, a adega tem uma carta que valoriza os vinhos nacionais e eu trouxe a culinária francesa que é minha especialidade. A noite será recheada de clássicos franceses", adiantou o Chef.
Medusa Urbana
A Medusa é uma das mais emblemáticas figuras do universo mitológico da Grécia Antiga. A sua simbologia remete à criatividade e ela é reconhecida como a deusa da estratégia, da guerra justa e da sabedoria. Com quase três mil anos de história, ainda hoje, sua imagem é imediatamente reconhecida no mundo inteiro. Já foi fonte de inspiração de artistas icônicos como Caravaggio, em uma das obras barrocas mais conhecidas e é a figura sobre a qual se debruça o conceito da Medusa Urbana - Adega criativa.
Neste cenário de simbologias que agregam criatividade, sabedoria, sedução e cultura, que inspirou o publicitário Jan David a criar a Medusa Urbana. Um verdadeiro playground cultural que alia a venda e o consumo de vinhos de alta qualidade a uma Galeria de Arte, focada em novos talentos e coletivos artísticos, além de um espaço informal para co-working e um Studio de Comunicação Integrada.
O objetivo central do conceito da Adega Criativa é tornar o vinho cada vez mais acessível, estimulando seu consumo, principalmente dos rótulos nacionais, e desmistificando alguns hábitos tradicionais que direcionavam a apreciação do vinho, preferencialmente, para grandes conhecedores ou especialistas da enologia. A missão da Medusa Urbana é popularizar o hábito de apreciar essa bebida milenar.
O espaço multicultural da Medusa Urbana está instalado na antiga Fábrica Bhering, localizada na Zona Portuária da Cidade Maravilhosa. Uma região que vem se tornando um reduto criativo após as revitalizações realizadas nos últimos três anos.
"Seguindo nossa estratégia em tornar o consumo de vinho cada vez mais acessível. Mensalmente, fazemos em nossa Adega Criativa um Jantar Harmonizado, onde procuramos criar menus especiais que harmonizem com nossos vinhos, tornando a experiência do cliente cada vez melhor. Em nosso espaço, procuro sempre dizer que se trata de um lugar para despertar o lado de criação que existe em cada um de nós, e como não fazer isso da melhor forma, que se não com uma excelente gastronomia e vinhos!", celebrou Jan.
Cardápio sofisticado
Amanhã (18), o Chef Rodrigo Freitas vai servir um jantar que promete agradar a todos os gostos. No couvert serão oferecidas torradinhas com Tapenade de Azeitona, Amuse Bouche (um pequeno divertimento para a boca, surpresa na hora preparada pelo Chef)
Na entree: Ratatouille (abobrinha, berinjela, pimentão vermelho e amarelo, tomate preparados a moda provençal).Já no prato principal: Vegan Bourguignon(legumes ao vinho, acompanhados de cenoura, cogumelos e mini cebolas)
Na pré-sobremesa: Tofu (acompanhados de geleia de amora e mini salada) e nas Sobremesas: Petir Fraise Melba (morango, crocante de castanha, creme de castanha e rosas); Le Parfum e Mousse Vegana (leite de coco, lavanda ágar ágar, crumble de amêndoas, geleia e coulis de amora)
As vagas são limitadas e o jantar começa a partir das 19h. O valor do jantar é de R$ 170 por pessoa e as reservas podem ser feitas por DM no instagram ou pelo e-mail [email protected].