As duas piores campanhas do início do Brasileirão 2019 medem forças neste domingo (19), às 19h (de Brasília), em São Januário, pela quinta rodada. Lanterna com apenas um ponto, o Vasco recebe o Avaí, penúltimo, que conseguiu dois empates até o momento. Vanderlei Luxemburgo fará sua estreia no comando dos anfitriões.
No Cruz-Maltino, o volante Andrey e o meia Bruno César terão nova oportunidade, após perderem espaço no time recentemente. Destaque vascaíno em 2018, Yago Pikachu voltará para a lateral direita, posição de origem do ex-Paysandu. Ele vinha atuando como atacante. Para tirar os cariocas do sufoco na classificação, Luxemburgo aposta na evolução por etapas.
"A meta é o jogo de domingo, que é uma decisão. Se não encararmos esse jogo como decisão, aí complicou. O Campeonato Brasileiro é longo e, às vezes, fica um pouco disperso. Você tem que incentivar o jogo e mostrar que cada partida é uma decisão. Para nós, este contra o Avaí é extremamente importante", analisou o estreante do dia.
Pelo lado dos visitantes, a novidade também estará no banco de reservas, mas não se trata do técnico da equipe. O meio-campista Douglas voltou a treinar com o elenco. Ele pode ser uma das opções de Geninho para entrar no decorrer do confronto. O experiente zagueiro Betão, revelado pelo Corinthians, já sabe a receita para conquistar a primeira vitória no Brasileiro.
"Temos que jogar como foi contra o CSA: buscando o jogo, querendo o jogo a todo o momento e não dando espaço para o adversário. Claro que, muitas vezes, arriscando mais você causa uma oportunidade ou outra, mas a postura da equipe foi muito diferente das outras três, ficamos mais com a bola... A postura tem que ser essa para buscar a vitória, que é o que nos interessa a cada rodada. Temos que levar isso para o jogo contra o Vasco", frisou o defensor.
FICHA DO JOGO
VASCO X AVAÍ
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
VAR: Leandro Pedro Vuaden (RS)
VASCO: Sidão; Yago Pikachu, Werley, Leandro Castán e Henrique; Andrey, Lucas Mineiro e Bruno César; Rossi, Maxi López e Marrony - Técnico: Vanderlei Luxemburgo
AVAÍ: Vladimir; Iury, Betão, Ricardo e Igor Fernandes; Mosquera, Pedro Castro e Luan Pereira; João Paulo, Daniel Amorim e Getúlio - Técnico: Geninho