Empatar com o Avaí, em São Januário, era tudo que o técnico Vanderlei Luxemburgo não queria na sua estreia no comando do Vasco neste domingo. Poderia ser pior. A equipe jogou mal e precisou contar com a grande atuação do goleiro Sidão para não sair derrotada. As duas equipes seguem sem vencer no Brasileiro, e o Vasco continua na lanterna da competição.
O Avaí começou mais ousado. Logo aos 4 minutos, Gegê arriscou chute de longe e Sidão faz grande defesa. Aos 8 minutos, Andrey deu um drible de corpo em Matheus Barbosa e animou a torcida do Vasco. A equipe cruz-maltina tem mais volume de jogo, mas ainda não consegue chegar com perigo ao gol do Avaí.
Aos 21 minutos, Pedro Castro recebeu na entrada da área, arriscou o chute, mas mandou longe do gol.
O Vasco arrisca jogadas pelas pontas, mas falha nas finalizaçõies. Aos 28, Caio Paulista chuta forte de fora da área e Sidão faz grande defesa.
A equipe cruz-maltina tenta a reação, com jogadas em contra-ataque, mas erra nas finalizações. O Avaí se aproveita para arriscar jogadas em velocidade. Aos 36, João Paulo arrisca de muito longe e tenta surpreender Sidão que se estica para fazer a defesa.
Três minutos depois, Pedro Castro arrisca chute de longe e obriga o goleiro do Vasco a outra grande defesa.
O Avaí começa o segundo tempo mais ofensivo. Logo aos 4 minutos, Pedro Castro cobra falta cruzando para a cabeçada de Matheus Barbosa e boa defesa de Sidão.
Desorganizado taticamente, o Vasco é envolvido pelo Avaí. Aos 19 minutos, Gegê domina na entrada da área e chuta colocado no canto para grande defesa de Sidão.
A equipe cuz-maltina não consegue passar do meio de campo. Aos 29 minutos, Ricardo lança Getúlio na entrada da área. O atacante domina e chuta cruzado rente à trave.
O Vasco acorda aos 32 minutos, com Rossi que gira na entrada da área e faz bom lançamento para Jairinho na área. O atacante chuta forte rente à trave.
A jogada parece ter organizado a equipe. Aos 36, Felipe Bastos bate o escanteio curto, Rossi recebe e cruza para a Ricardo Graça cabecear e marcar o primeiro gol.
Aos 43, o Vasco poderia ter liquidado a partida. Henrique cobrou escanteio, Werley cabeceia para grande defesa de Vladimir. No rebote, Fellipe Bastos, na cara do gol, chutou para fora.
Tudo caminhava para a vitória do Vasco, mas aos 49 minutos, Luan Pereira cruzou para Daniel Amorim cabecear e empatar o jogo.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 AVAÍ
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
VAR: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Gol
Vasco: Ricardo Graça, aos 36 minutos do segundo tempo.
Avaí: Daniel Amorim, aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo
Vasco: Lucas Mineiro
Avaí: Betão, Brenner
VASCO: Sidão; Yago Pikachu, Werley, Ricardo e Henrique; Andrey (Felipe Bastos), Lucas Mineiro e Bruno César (Jairinho); Rossi, Maxi López e Marrony (Valdivia). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
AVAÍ: Vladimir; Lourenço, Betão, Ricardo e Igor Fernandes; Matheus Barbosa, Pedro Castro e Gegê (Luan Pereira); João Paulo, Brener (Daniel Amorim) e Caio Paulista (Getúlio). Técnico: Geninho