Em decisão disputadíssima, o Americano, de Campos dos Goytacazes, venceu o Tigres, de Xerém, de virada por 2 a 1 no Estádio Ângelo de Carvalho, no município campista, e conquistou o título da Taça Santos Dumont, o primeiro turno do Campeonato Carioca da segunda divisão.
Com o resultado, o Alvinegro campista garantiu a classificação para as semifinais gerais da competição, que vai reunir o vencedor da Taça Corcovado (segundo turno) e dos dois primeiros colocados no geral, ou seja, com a soma de pontos dos dois turnos.
O jogo começou com o time da casa pressionando o adversário, enquanto o time da Baixada Fluminense buscava fechar os espaços para tentar os contra-ataques. E foi nesse tipo de jogada que a equipe de Xerém abriu o placar. O meia Diego Sales construiu uma jogada de velocidade e cruzou na medida para Daniel Marins cabecear, abrindo o placar para o Tigres.
Mesmo com o gol sofrido, o Americano não deixou de buscar o ataque, mas o técnico do Cano, Josué Teixeira, não tinha muito o que fazer, pois ainda no primeiro tempo teve que fazer duas alterações por conta de lesão. Aos 21 minutos, Marquinhos deu lugar a Abuda, que precisou sair depois de ficar por apenas 14 minutos em campo, dando lugar a Paulo Vítor aos 35 da primeira etapa.
No retorno para o segundo tempo, o Cano seguiu com a pressão exercida na reta da etapa inicial. Já o Tigres, não conseguia aproveitar os contra-ataques, diferente do que aconteceu antes do intervalo.
Muito mais na base da transpiração do que inspiração, o Americano chegou ao empate após falha da defesa da equipe de Xerém. Indecisão de Allan Miguel e Léo Flores numa saída de bola e Cláudio Maradona, praticamente sem ângulo, igualou o jogo aos 21 do segundo tempo.
O gol animou o time da casa que, empurrado pela torcida que lotou o Ângelo de Carvalho, se lançou ao ataque. A pressão deu certo e apenas nove minutos depois do empate, o Americano chegou a virada. Cláudio Maradona cruzou bola do lado esquerdo e Maikon Aquino completou para o gol da vitória e do título do Alvinegro de Campos.
Após o apito final, a torcida do Cano invadiu o gramado e comemorou com os jogadores que estavam muito emocionados com a vitória. Depois todos participaram da volta olímpica e soltaram os gritos de "É campeão" na cidade do Norte Fluminense.