A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) lançou nesta segunda-feira (20), no Palácio Guanabara, o projeto UMA Por Todas. O objetivo é levar dois ônibus equipados, doados pelo Governo Federal, para rodar simultaneamente por 13 municípios do estado, a fim de atender mulheres em situação vulnerável.
Nesta etapa, serão contemplados seis municípios do noroeste fluminense: Itaperuna; Natividade; Bom Jesus de Itabapoana; Santo Antônio de Pádua, Miracema e São José de Ubá.
As unidades móveis recuperadas pela atual gestão funcionarão como uma base itinerante de enfrentamento à violência contra as mulheres e realizará serviços de acolhimento; isenção e segunda via de documentos e certidões; orientação sobre violação de direitos
assistência psicossocial e jurídica; palestras; campanhas preventivas; informações sobre as leis Maria da Penha e do Feminicídio e recebimento de denúncias.
Além disso, uma grande novidade é que, em parceria com a AgeRio (Agência Estadual de Fomento, da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda), as mulheres receberão orientação sobre obtenção de microcrédito para pequenos negócios.
Segundo o governador Wilson Witzel, "esse microcrédito é fundamental para dar independência às mulheres, para empoderá-las e dar uma qualidade de vida melhor a elas. É um valor de R$ 3 mil até R$ 15 mil. Todos os projetos vão ser avaliados para que esse microcrédito seja concedido na região Noroeste do estado".
O projeto deseja demonstrar a importância da implementação de serviços locais especializados no atendimento à mulher, não só aquelas que já estejam em situação de violência, mas a todas, como forma de fortalecimento. O atendimento no Noroeste fluminense começa amanhã (21/05).
Programação:
21/05
Itaperuna
21/05
Santo Antônio de Pádua
22/05
Natividade
22/05
Miracema
23/05
Bom Jesus de Itabapoana
23/05
São José de Ubá