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Prefeitura de Niterói cria postos de atendimento presencial para cadastro do Bilhete Único Municipal

Serão 8 pontos de atendimento espalhados pela cidade e um no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro

Por Portal Eu, Rio! em 02/12/2024 às 19:10:25

Foto: Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói vai criar postos de atendimento para os cidadãos que utilizam os ônibus municipais realizarem o cadastro ou atualização no Bilhete Único de Niterói. Esse cadastro dá direito ao subsídio do governo municipal que vai cobrir o aumento das passagens a partir deste domingo (1º). O objetivo é que a população não pague a mais pelo serviço. Serão 8 pontos de atendimento espalhados pela cidade e um no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro. O atendimento no posto principal (no Terminal João Goulart) inicia nesta segunda-feira (2), às 8h. Os demais passarão por um treinamento e tem previsão de começar o atendimento na quarta (4).

O ponto principal ficará no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, onde há o maior fluxo de pessoas que utilizam os coletivos municipais. O trabalho é uma parceria da Superintendência de Terminais e Estacionamento (Suten) e empresa RioCard. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto no primeiro dia que começará às 8h. O atendimento será realizado na sala 26, bem em frente ao posto da Riocard. Esta unidade será exclusiva para atendimentos referentes ao Bilhete Único de Niterói, com cadastro e atualização dos dados para inserção no benefício.

O superintendente da Suten, Jhonatan dos Anjos, explicou que o posto vai ajudar a população a obter o benefício.

“Criamos um posto de atendimento dentro do Terminal Rodoviário de Niterói, por onde passa a maior parte dos usuários do transporte público. O objetivo é facilitar o acesso da população ao cadastro do Bilhete Único de Niterói para ter direito ao benefício e continuar pagando o mesmo valor da passagem, sem sofrer com o aumento dado pela justiça. Muita gente se enrola com esses sistemas e, por isso, é fundamental ter postos presenciais que possam cumprir essa função de auxiliar a população para que não seja prejudicada”, disse Jhonatan.

Além disso, outros oito pontos serão disponibilizados para a população, dentro das Administrações Regionais, com previsão para começar a operar na próxima quarta-feira. Neles, haverá computador ligado à Internet e um funcionário capacitado para realizar o cadastro dos dados no sistema. A ideia é que as pessoas possam resolver esse cadastro perto de suas casas. Os locais de atendimento serão:

Fonseca – Alameda São Boaventura, 770 – Horto do Fonseca

Barreto – Rua Dr Luiz Palmier s/n – Horto do Barreto

Jurujuba – Rua Carlos Ermelindo Marins, 34 – CÉU Jurujuba

Região Oceânica – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666 – CISP Piratininga

Ilha da Conceição – Rua Jornalista Sardo Filho s/n (anexo ao Centro Social Urbano – CSU)

Cubango, Santa Rosa e Vital Brazil – Rua Itaperuna, 19 – Pé Pequeno

Largo da Batalha – Praça Levi Francisco Cruz Nunes (Praça do Largo da Batalha)

Caramujo (Núcleo Executivo Regional) – Rodovia Amaral Peixoto, 570 / RJ 104. (Os primeiros dias de atendimento serão realizados no Parque Esportivo e Social do Caramujo em virtude de uma interrupção de energia que está sendo corrigida pela concessionária responsável – Rua do Alto, 30 – Igrejinha).

A secretária municipal de Governo, Rúbia Secundino, destacou o compromisso da gestão em garantir o acesso à mobilidade urbana.

“Estamos comprometidos em cuidar das pessoas e garantir que ninguém seja impactado de forma injusta pelo aumento das tarifas. O subsídio do Bilhete Único é uma solução que permite manter a mobilidade urbana acessível para todos, ao mesmo tempo em que damos suporte àqueles que mais precisam. A criação desses postos presenciais demonstra o cuidado e o esforço da Prefeitura em estar mais próxima da população,” afirmou a secretária.

Reajuste determinado pela Justiça – A Prefeitura de Niterói vai cobrir o reajuste no valor da tarifa dos ônibus municipais determinado pela Justiça. A partir do próximo dia 1º de dezembro, por decisão judicial, a tarifa vai passar de R$ 4,45 para R$ 5,15. Com o objetivo de evitar prejuízos para os cidadãos, a Prefeitura vai subsidiar o aumento de R$ 0,70. Quem utilizar o Bilhete Único Municipal vai continuar a pagar R$ 4,45.

O reajuste do valor da tarifa foi determinado pela 7ª Vara Cível de Niterói, que acatou ação movida pelas empresas de ônibus que atuam no município. A Prefeitura decidiu subsidiar o reajuste para preservar a população do impacto social. Quem tiver o bilhete único municipal não vai pagar a diferença.

O bilhete também pode ser adquirido no site oficial da Riocard (https://www.riocardmais.com.br/Para_voce). Para quem tiver o sistema Android no celular, basta baixar o aplicativo da Riocard.

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