TOPO - PRINCIPAL FELICIDADE PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Dores nas costas podem atrapalhar suas festas de fim de ano

Especialista explica porque lombalgia é muito comum nessa época e ensina como se cuidar

Por Portal Eu, Rio! em 03/12/2024 às 11:19:21

Fotos: Divulgação

As festas de fim de ano trazem momentos de celebração, viagens, reuniões familiares mas também podem ser acompanhadas de um aumento significativo das dores nas costas. Viagens longas, uso de sapatos festivos - salto alto - passar muito tempo caminhando - para as compras ou passeios - ou muito tempo de pé - cozinhando ou decorando a casa -, além das escapadas da academia por conta dos muitos eventos, são alguns fatores que contribuem para a condição conhecida como lombalgia. O ortopedista Juan Aquino, especialista em coluna, destaca que o estresse também é um dos motivos para aumento das dores nesta época. “A pressão de dar conta de uma quantidade maior de afazeres e ventos nesse período pode aumentar a tensão muscular de ombros, pescoço e costas, causando dores nessa região”, explica.

Viagens longas e eventos corporativos, por outro lado, também podem exigir que a pessoa fique em posição inadequada e desconfortável por longos períodos. “O ideal é fazer pausas para caminhar e esticar as pernas, prestar atenção na postura e, no caso de viagens, usar um apoio de pescoço e pernas sempre que possível”, ensina Juan. “Esses conselhos - atenção à postura e pausas para descanso e alongamento - também vale para aqueles momentos em que estamos cozinhando ou decorando o ambiente para os eventos de fim de ano”, acrescenta o médico.

O especialista também chama a atenção para o uso de sapatos desconfortáveis. “Hoje em dia não temos mais a pressão social de usar sapatos com bicos finos, ou saltos super altos. Priorize o conforto e a saúde. Tenho certeza que parentes e amigos irão entender”, comenta Juan Aquino. “Se você é a anfitriã do evento, que tal dar uma trégua para seus convidados e estipular que o traje pode ser mais casual? E não esqueça de ter assentos para todos. A festa só será agradável se todo mundo estiver se sentindo bem e confortável”.

O ortopedista Juan Aquino também alerta para o impacto de interrupções na prática de atividades físicas regulares durante as férias. Isso enfraquece a musculatura de sustentação da coluna, aumentando o risco de dores e desconfortos. “Mesmo com a correria das festas é essencial manter a rotina mínima de exercícios físicos para fortalecer a musculatura de sustentação da coluna. Pequenos cuidados diários fazem grande diferença na prevenção de dores. Alguns abdominais e um bom alongamento podem ser feitos em qualquer local, em poucos minutos“, lembra o ortopedista.

Confira outras recomendações práticas do ortopedista para o dia a dia das férias:

* Caminhar relaxa a musculatura, é fundamental para prevenir tensões e dores;

* Utilizar sapatos confortáveis que ofereça suporte adequado aos pés;

* Evitar carregar objetos pesados sem a devida precaução. Use e abuse das malas com rodinhas - até mesmo quando for às compras!

* Se for dormir no carro, ônibus ou avião, utilize um apoio de pescoço ou um pequeno travesseiro. Vale também uma almofada para apoiar as pernas.;

* Leve somente o essencial para a praia;

* Não fique muito tempo na mesma posição e procure alongar-se pela manhã e à noite.

* Aumente o consumo de vitamina D e tome sol moderadamente, pois facilita a absorção de cálcio pelo organismo;

* Fique atento às brincadeiras perigosas e possíveis quedas;

* Não tente “abraçar o mundo”, organize uma lista de prioridades e pergunte-se o que não fará a menor diferença se deixar de ser feito. “Será que você precisa mesmo fazer aquela receita super trabalhosa que vai te deixar de pé por horas e horas na cozinha? Hoje em dia há opções práticas no mercado para facilitar a vida na cozinha. Vale para tudo: presentes, embrulhos, decoração, etc… Use a criatividade e aposte na simplicidade! Sua saúde agradece.


Por fim, o especialista reforça que o descanso adequado é um aliado importante. “Um sono de qualidade contribui para a recuperação muscular e ajuda a reduzir o estresse, permitindo que o corpo esteja melhor preparado para as demandas do dia seguinte”. Para aqueles que já sofrem com dores nas costas, Juan Aquino recomenda buscar avaliação médica caso os sintomas persistam ou se agravem. Com a atenção a esses cuidados, é possível desfrutar das festas de fim de ano sem comprometer a saúde da coluna, garantindo que esse momento de celebração e descanso seja realmente especial e livre dos desconfortos.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.