Foto: Divulgação
O projeto "Gerando o Futuro" e os cartões "Move Mulher", "Mulher Carioca" e "Órfãos do Feminicídio" foram selecionados e reconhecidos em programas internacionais que destacam boas práticas de gestão. Todos eles são iniciativas inspiradoras da Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher.
O projeto "Gerando o Futuro" foi contemplado pelo "Programa + Iguais: Políticas de gênero transformando as cidades", realizado pela Frente Nacional de Prefeitos e pelo Instituto Alziras. Iniciado em 2023, inclui práticas educativas, bolsa auxílio e acompanhamento multidisciplinar das gestantes em situação de vulnerabilidade econômica, a partir dos 14 anos de idade.
Já as políticas públicas do "Cartão Move Mulher", "Cartão Mulher Carioca" e "Cartão Órfãos do Feminicídio" foram contempladas pelo comitê de seleção da "Chamada de Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero da Mercocidades" - rede de governos da América do Sul.
Os cartões buscam contribuir no processo de rompimento de ciclos de violência contra a mulher, mitigando a questão da dependência econômica. Desde 2021, mais de 6 mil cartões foram distribuídos pelo "Move Mulher" e "Mulher Carioca". Mais de 80 crianças, adolescentes e jovens receberam o "Órfãos do Feminicídio".
"Temos muito orgulho de fazer a diferença na vida das mulheres, transformando o Rio em uma cidade referência na equidade de gênero, agora também para outros países. A replicação dessas políticas possibilitam o combate à morte materna, a ampliação do acesso a direitos e meios para que as mulheres possam sair do ciclo de violência, como fazemos na nossa cidade", afirma a secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Lidiane de Paula.