TOPO - PRINCIPAL 1190X148

ANAC suspende vôos da Avianca até empresa comprovar capacidade de operar com segurança

Pilotos e comissários da companhia retomaram greve na véspera (23) do anúncio da agência. Alegação é que salários e demais verbas trabalhistas seguem sem ser pagos

Por Cezar Faccioli em 24/05/2019 às 15:36:25

Avianca somente poderá retomar vôos se comprovar segurança Foto CUT SP

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu cautelarmente todas as operações da Avianca Brasil. De acordo com a nota oficial divulgada pela agência reguladora, com a medida estão suspensos todos os voos até que a empresa comprove capacidade operacional para manter as operações com segurança. A decisão foi tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional da Agência.

Aos passageiros com voos para os próximos dias, a ANAC recomenda que entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas. A suspensão determinada pela ANAC afeta de início seis vôos partindo do Santos Dumont (SDU) na sexta (24), cinco para Congonhas (CGH), em São Paulo, e um para Brasília (BSB). No sábado (25), seriam cinco vôos, todos para Congonhas, e no domingo quatro, três para Congonhas e um para Brasília.A Avianca segue obrigada a cumprir integralmente a Resolução nº 400/2016 da ANAC, com a oferta de opções como reembolso e reacomodação.

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (23), em São Paulo, os pilotos e comissários da Avianca Brasil haviam deliberado por retomar a greve nesta sexta, justamente por causa da segurança de voo, prejudicada pela falta de pagamento de salários e demais verbas trabalhistas. Em breve o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) convocará assembleia para que os tripulantes da empresa deliberem os próximos passos. O SNA ressalta na nota que os tripulantes continuam sem receber salários e outras verbas trabalhistas e que a paralisação tem como base a segurança de voo de todos.

A greve ocorre nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) e será feita de modo a respeitar a liminar concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho em favor da Avianca, que determina que os tripulantes devem manter 60% do contingente da empresa durante a greve. A paralisação continuará por tempo indeterminado, seguindo esses moldes, até que haja uma resposta da Avianca para as reivindicações.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.