Com o nome "Forró de Gonzaga. Gonzagão 30 anos", o cantor e compositor Daniel Gonzaga faz um show em homenagem ao Rei do Baião nesta sexta, às 21 horas, na Ilha da Gigóia. Ele, que é neto de Luiz Gonzaga e filho de Gonzaguinha", falou ao "Portal Eu, Rio!" que o show terá uma mistura de instrumentos, como guitarra, baixo, bateria e sanfona junto com uma "mini-orquestrinha" formada por trombone, trompete, saxofone.
"O show é todo do Gonzagão, eu só estou amplificando alguns aspectos dessa mistura. Ele inovou muita coisa na música, tanto que foi meu avô quem colocou triângulo no baião. O que eu mais gosto de fazer é misturar o rock com música nordestina, tanto que vai ter até naipe de metais. Está sensacional, uma vibe muito do bem", revela um empolgado Gonzaga.
O cantor revelou que algumas músicas foram mudadas em relação ao andamento para ficarem mais harmônicos com os demais instrumentos, mas garantiu que a base melódica é a mesma das músicas que consagraram Luiz Gonzaga em todo o Brasil.
Posicionamento sobre a atual política brasileira
Quando questionado sobre o que seu pai e seu avô diriam da atual situação política do país, Daniel disse que tinha "duas respostas". Uma é que "seria impossível saber" pelo fato de muita coisa ter acontecido desde o falecimento de ambos. Ele argumenta que é preciso levar em consideração a idade que os dois teriam na atualidade e as transformações do pensamento político do brasileiro.
"Em relação a essa pergunta, você tem que imaginar se você se refere ao Luiz Gonzaga com 78 anos ou com 108, que é a idade que ele teria se fosse vivo. A mesma coisa acontece com o Gonzaguinha. Você se refere ao cantor de 45 ou com quase 75. São duas visões de mundo diferentes e os pontos de vista mudam. Vide o que aconteceu com o Lobão. Mas eu acredito que o Gonzagão seria coerente com as ideias que sempre teve, pois ele era a favor da justiça social e distribuição de renda. Mas na vida pessoal, o meu avô era de esquerda pra caramba, tanto que deu mais de 60 casas, automóveis e dizem que já doou até mais de mil sanfonas. Não media esforços para ajudar ninguém. Mas ficou ao lado dos militares. Vai entender?", comentou Gonzaga.
Acordo sobre musical
Quando questionado sobre o imbróglio envolvendo o musical "Gonzaguinha - O Eterno Aprendiz", Daniel confirmou que um acordo foi feito com Rogério Silvestre, produtor da peça e ator intérprete do cantor. O filho de Gonzaguinha admitiu que "não se sentiu confortável" por não acreditar "nessa forma de diálogo", mas não se arrepende de ter tomado uma decisão drástica, que afirma ter sido superada.
"Na verdade tudo foi um mal entendido que foi se agravando até chegar na situação que eu não podia deixar mais passar. Fiz e faria de novo, mas cercear a palavra do Gonzaguinha diante de tudo o que a gente está vendo seria muita maldade. Essa palavra precisa ser dita e eu conversei isso com o Rogério. Em 2019 se completam 30 anos de falecimento do Gonzagão e em 2021 será o do Gonzaguinha. A gente tem uma série de ações planejadas pra durar até 2022, só que o Rogério chegou atravessando a avenida totalmente. Mas agora está tudo certo e a peça tem a parceria da gente", comentou o filho de Gonzaguinha referindo-se à produtora responsável por cuidar da imagem do cantor, a Editora Moleque.
SERVIÇO
"Forró de Gonzaga. Gonzagão 30 Anos"
Local: Caiçara, Ilha da Gigóia
Horário: 21 horas
Endereço: Ilha da Gigóia, 170, frente
Preço: Contribuição voluntária