A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira, a Operação Antigoon que visa desarticular uma quadrilha especializada em tráfico transnacional de drogas, utilizando o modal marítimo para cometer o crime.
As investigações da PF, que duraram aproximadamente um ano e contaram com o apoio da Receita Federal, apontam que o grupo agia enviando drogas à Europa através de contêineres que eram transportados em navios de carga.
No decorrer da investigação, foram apreendidas cerca de 4 toneladas de cocaína em portos do Brasil (Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Santos/SP, Salvador/BA e Suape/PE); identificando-se também o destino da droga para efetuar a desarticulação do braço da quadrilha no exterior.
Também foram realizadas apreensões nos portos de Antuérpia, na Bélgica; Gioia Tauro, na Itália; e Valência, na Espanha. A ação contou com participação de institutos de cooperação policial internacional para a difusão do conhecimento aos demais países. Tal cooperação deu-se através dos adidos policiais da PF no exterior e através dos representantes das polícias estrangeiras que atuam no Brasil.
Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, por tráfico transnacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de reclusão.
Aproximadamente 100 policiais federais cumprem 21 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva no Estado do Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo.