A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o apoio da marca de dermocosmético La Roche-Posay, realizou neste domingo (22) uma ação especial na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, como parte da campanha nacional Dezembro Laranja, que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil.
A iniciativa chamou a atenção dos banhistas, com a presença do Papai Noel Laranja e seu trenó temático, que seguiram de Ipanema ao Leblon.
"A campanha Dezembro Laranja tem como principal objetivo reforçar a conscientização sobre os cuidados com a pele, alertando a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. A presença do Papai Noel Laranja na Praia de Ipanema foi uma forma de chamar atenção de maneira lúdica, mas com uma mensagem séria: é possível aproveitar o verão com responsabilidade e proteger a sua saúde”, contou Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.
Durante a ação, promotoras estiveram no local distribuindo ventarolas para reforçar a mensagem da proteção solar, além de balões personalizados, gibis da Turma da Mônica e informativos com orientações sobre como se proteger dos danos causados pela exposição solar. O público também recebeu amostras de protetor solar e cartilhas oferecidas com o apoio da marca La Roche-Posay.
De acordo com Carlos Barcaui, coordenador da Campanha, o objetivo da ação foi levar informações práticas e acessíveis ao público em um ambiente de lazer, onde os descuidos com a proteção solar são mais frequentes. “Queremos que o Dezembro Laranja inspire mudanças de hábito e ajude a reduzir os casos de câncer de pele no Brasil, que ainda são alarmantes”, destacou o especialista.