Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Aumento de 4,4%

Fundação Leão XIII celebra mais de 231 mil atendimentos à população em 2024

Foram lançadas uma sala especial para pessoas com TEA, a reinauguração de uma unidade de acolhimento e entrega de vans adaptadas


Fotos: Divulgação

Com 231.843 atendimentos realizados em 2024, a Fundação Leão XIII vai fechar o ano com um aumento de 4,4% na busca da população pelos serviços de assistência social prestados pelo órgão. A regularização da documentação civil foi o serviço mais acessado. De janeiro a novembro, foram emitidas 163.366 isenções para segunda via de documentos. Só para novas carteiras de identidade foram 64.124 solicitações. Já para novas certidões de nascimento foram 58.102 emissões.

Nas ações sociais, foram realizados 42.414 atendimentos com mobilizações em todo o estado. Já entre os grandes eventos em parceria com diversos órgãos, a Leão XIII participou de mutirões de serviços pelo Dia da Mulher, no Largo da Carioca, em março; pelo Dia do Trabalhador, na Quinta da Boa Vista, em maio; o PopRuaJud, na Catedral Metropolitana do Rio, em agosto; Mulher Empreendedora, em Duque de Caxias, em novembro, além das Caravanas RJ Para Todos pelo estado.

“Nossa missão pelo social vai muito além das demandas do dia a dia. Temos que estar perto do cidadão que mais precisa, a tempo e a hora, onde quer que seja. Em todo o território do estado. Assim, mostramos nossa força na luta pelos direitos humanos”, destaca a assistente social Luciana Calaça, presidente da Fundação Leão XIII.


Ambiente especial para autistas e outras grandes entregas

No âmbito da assistência especializada, a Fundação Leão XIII realizou grandes entregas. Entre elas, a inauguração de um ambiente especial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em junho, na unidade da Leão XIII, inserida no Detran Acessível, em São Cristóvão.

A Fundação também reinaugurou uma unidade de acolhimento para idosos, em Campo Grande, em setembro. Foram reabertos novos quartos, refeitórios e salas de atendimento para nutrição, fisioterapia, educação física e enfermagem.

Iniciativa inédita na assistência do Estado do Rio, o abrigo recebeu uma van adaptada com plataforma elevatória para cadeirantes e idosos com mobilidade reduzida. O veículo, regulamentado sob normas internacionais, tem capacidade para 4 cadeirantes e 8 passageiros. Com o treinamento adequado, os cadeirantes poderão acessar a van de forma independente, garantindo acessibilidade durante deslocamentos para consultas médicas e saídas de lazer.

"Estamos falando de entregas históricas. A van adaptada é fundamental para garantir mobilidade e acessibilidade aos idosos acolhidos. E com a sala de acomodação para pessoas com TEA estamos falando de políticas públicas, políticas inclusivas, por meio do Pacto Estadual pela Inclusão das Pessoas com Deficiência”, expressa Calaça.


CIPOP Rua: parceria com o TJRJ e premiação do Conselho Nacional de Justiça

O CIPOP Rua, ação do Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), levou o 1° lugar do Prêmio CNJ de Boas Práticas, na categoria Impacto Social e Transformação. Inserida no projeto, a Fundação Leão XIII realizou 3.415 atendimentos para isenção de segunda via de documentos para pessoas em situação de rua na unidade que fica na Central do Brasil e foi inaugurada em abril deste ano.

A premiação aconteceu durante o 1° Encontro Nacional PopRuaJud, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em São Paulo, em novembro.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!