TOPO - PRINCIPAL FELICIDADE IDH - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Conselho de Consumidores da Light reforça importância do manejo das árvores para prevenção de quedas

Eventos climáticos severos, frequentes no verão, têm causado interrupções no fornecimento de energia

Por Portal Eu, Rio! em 02/01/2025 às 12:32:45

Foto: Divulgação

Com o início do verão e a intensificação de chuvas e ventanias, o Conselho de Consumidores da Light vê a necessidade de alertar a população para os riscos associados à queda de árvores em áreas urbanas. Esses eventos climáticos severos, frequentes durante esta época do ano, têm causado interrupções no fornecimento de energia elétrica, bloqueio de vias públicas e prejuízos materiais em várias regiões da área de concessão da Light.

Em dezembro, uma sequência de tempestades resultou em novas quedas de árvores, atingindo bairros como Humaitá e Laranjeiras, onde ruas ficaram interditadas, causando transtornos à mobilidade e interrupções nos serviços essenciais.

Além de expor a vulnerabilidade da rede elétrica, essas ocorrências destacam a necessidade de um manejo de árvores adequado e da colaboração entre população, concessionárias e órgãos públicos.

De acordo com Carlos Eduardo Dair Coutinho, Presidente do Conselho de Consumidores da Light, a população deve ficar atenta aos sinais de inclinação, galhos secos, raízes expostas ou rachaduras no tronco de árvores próximas às casas e redes elétricas.

"O ideal é que, em caso de suspeita, o cidadão entre em contato diretamente com os órgãos competentes para solicitar uma avaliação”, orienta Coutinho.

As equipes da Light, em parceria com a Prefeitura, realizam podas regulares para prevenir o contato de galhos com cabos elétricos. Coutinho ressalta que a população não deve interferir nesses trabalhos ou realizar cortes por conta própria.

“Isso pode comprometer a segurança”, alerta o presidente.

Áreas arborizadas são valorizadas, mas ao plantar em áreas urbanas é essencial escolher espécies adequadas ao espaço, preferindo aquelas de porte médio e raízes não invasivas. A Fundação Parques e Jardins, no Rio de Janeiro, oferece orientação sobre as melhores espécies para o ambiente urbano. Cidadãos devem consultar o órgão responsável em seu município para garantir o plantio correto.

Para Carlos Eduardo Dair Coutinho, a participação da população é muito importante para reduzir os riscos associados à arborização urbana e garantir a continuidade dos serviços.

“A conscientização sobre a importância do manejo de árvores é uma responsabilidade compartilhada. Além de evitar interrupções no fornecimento de energia, essas ações previnem acidentes graves e promovem um ambiente urbano mais seguro para todos.”

Ele também destaca a necessidade de planejamento e diálogo com os órgãos responsáveis:

"A Concessionária de energia e as prefeituras devem atuar juntas com a população para promover uma arborização sustentável, que equilibre segurança e preservação ambiental", finaliza.

O Conselho de Consumidores da Light informa que em situações de emergência, como quedas de árvores sobre a rede elétrica, entre em contato imediato pelo telefone 0800-021-0196 ou pela Agência Virtual

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.