Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Três meses de operação

Sistema de alerta da PM recuperou mais de 100 veículos roubados no estado do Rio

Tecnologia utiliza imagens de câmeras da Corporação e de parceiros, por meio do Programa 190 Integrado


Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em 90 dias de funcionamento, o sistema de alerta de veículos, adquirido pelo Governo do Estado do Rio para uso da Polícia Militar, já conseguiu recuperar 103 veículos em todo o território fluminense.

O sistema utiliza imagens das mais de 13 mil câmeras da Corporação e de outros 40 parceiros, por meio do Programa 190 Integrado, que permite que empresas e municípios possam integrar as imagens de suas câmeras de monitoramento urbano ao sistema da Polícia Militar.

- O sistema de reconhecimento de placas, que já possibilitou que 103 veículos roubados e furtados fossem recuperados, é parte de um investimento de mais de R$ 4 bilhões que já fizemos na segurança pública, principalmente na área de tecnologia das polícias Militar e Civil - destacou o governador Cláudio Castro.

Com essa inovação tecnológica, os veículos roubados ou furtados entram na lista de procurados do sistema, através de uma integração com a área de tecnologia da Secretaria de Estado Polícia Civil.

Para isso, é fundamental que a vítima formalize o registro do roubo nas delegacias da Polícia Civil, e com base nas informações sobre as características dos automóveis contidas nos boletins da ocorrência é possível identificar o veículo roubado nas câmeras de monitoramento e realizar a abordagem policial.

- O sistema comprova, mais uma vez, a importância do trabalho de integração das forças de segurança com municípios e empresas da iniciativa privada no combate à criminalidade - disse o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Também é possível cadastrar o roubo ou furto de um veículo pelo telefone de emergência 190 ou no aplicativo 190RJ. Nesses casos, o veículo permanece na lista de procurados por 72 horas, sendo necessário registro da ocorrência para que o veículo permaneça no sistema de alertas por tempo indeterminado ou até ser encontrado.

A expectativa é que mais municípios se conectem à Polícia Militar, ampliando o alcance do sistema de alertas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!