Em 90 dias de funcionamento, o sistema de alerta de veículos, adquirido pelo Governo do Estado do Rio para uso da Polícia Militar, já conseguiu recuperar 103 veículos em todo o território fluminense.
O sistema utiliza imagens das mais de 13 mil câmeras da Corporação e de outros 40 parceiros, por meio do Programa 190 Integrado, que permite que empresas e municípios possam integrar as imagens de suas câmeras de monitoramento urbano ao sistema da Polícia Militar.
- O sistema de reconhecimento de placas, que já possibilitou que 103 veículos roubados e furtados fossem recuperados, é parte de um investimento de mais de R$ 4 bilhões que já fizemos na segurança pública, principalmente na área de tecnologia das polícias Militar e Civil - destacou o governador Cláudio Castro.
Com essa inovação tecnológica, os veículos roubados ou furtados entram na lista de procurados do sistema, através de uma integração com a área de tecnologia da Secretaria de Estado Polícia Civil.
Para isso, é fundamental que a vítima formalize o registro do roubo nas delegacias da Polícia Civil, e com base nas informações sobre as características dos automóveis contidas nos boletins da ocorrência é possível identificar o veículo roubado nas câmeras de monitoramento e realizar a abordagem policial.
- O sistema comprova, mais uma vez, a importância do trabalho de integração das forças de segurança com municípios e empresas da iniciativa privada no combate à criminalidade - disse o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Também é possível cadastrar o roubo ou furto de um veículo pelo telefone de emergência 190 ou no aplicativo 190RJ. Nesses casos, o veículo permanece na lista de procurados por 72 horas, sendo necessário registro da ocorrência para que o veículo permaneça no sistema de alertas por tempo indeterminado ou até ser encontrado.
A expectativa é que mais municípios se conectem à Polícia Militar, ampliando o alcance do sistema de alertas.