Um tiroteio de grandes proporções, com armas de guerra de grosso calibre, no Morro dos Macacos, assustou moradores dos bairros de Vila Isabel, Grajaú, Andaraí, Engenho Novo e Tijuca na noite deste domingo (05). Uma bala foi encontrada na Clínica Veterinária Torres Homem, na rua homônima de Vila Isabel. Um condomínio teve a portaria estilhaçada por tiros, um apartamento na Rua Nossa Senhora de Lourdes, no Grajaú, e outro na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, também foram atingidos, assim como a janela de duas casas: uma na Rua Vianna Drummond e outra na Emília Sampaio, ambas em Vila Isabel. No caso do imóvel da praça, a bala foi achada num dos quartos do imóvel.
Moradores relataram nas redes sociais que outros imóveis também foram atingidos pelos tiros, pois os traficantes do TCP estariam atirando contra os prédios para chamar a atenção da polícia a fim de conter a invasão do CV.
Tiro atingiu janela de uma casa na Rua Vianna Drummond, em Vila Isabel. Foto: Reprodução Rede Social.
Desde o final do ano passado, integrantes do Comando Vermelho (CV) estão tentando invadir o morro dominado pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), comandado há muitos anos pelo traficante Scooby. Policiais da UPP Macacos também intervieram no tiroteio.
Casa atingida na Rua Emília Sampaio. Foto: Reprodução Rede Social
Outro projétil da guerra do tráfico em Vila Isabel atingiu um apartamento da Rua Teodoro da Silva, esquina com a Rua Alexandre Calaza, na divisa entre Grajaú e Vila Isabel (foto abaixo). A bala acertou a cristaleira e algumas taças que estavam na sala.
Nas redes sociais, os moradores se declararam apavorados. "Tenho filho de quatro anos em casa. Até fogos que ele escuta, grita: 'é tiro mãe, vai me matar!'. Só Deus!!! Nossas crianças sofrem!", reclamou uma internauta. "Minha filha de oito anos já está tendo crise de pânico com essa criminalidade", completou outra. "É o pior tiroteio desde que começou essa guerra", disse um membro de um grupo de Vila Isabel no WhatsApp.
Moradores reclamaram que as viaturas que estavam fazendo a segurança em ruas próximas à comunidade sumiram quando o tiroteio iniciou. Nas redes sociais, um internauta de Vila Isabel relatou que veículos voltaram pela contramão da Avenida 28 de Setembro, a principal do bairro de Vila Isabel, durante o tiroteio.
Mulher baleada
Segundo informações do Quartel do Corpo de Bombeiros da Tijuca, uma mulher foi ferida por estilhaços de bala em casa durante o tiroteio, na Rua Torres Homem, próximo ao Túnel Noel Rosa, em Vila Isabel, que fechou por volta de meia-noite. Familiares a levaram ao Hospital do Andaraí, onde foi medicada e liberada.
De acordo com a Polícia Militar há, pelo menos, cinco mortos na guerra do tráfico no Morro dos Macacos.