O professor José Luís Caetano do Instituto Cultural Brasil (ICBEU) estava entre as vítimas da chacina que deixou pelo menos quatro mortos na cidade de São Gonçalo, no início da noite do último domingo (26). Elas foram mortas, depois que criminosos não identificados passaram atirando contra pessoas que participavam de uma festa em um bar na rua João Damasceno, no bairro Porto Velho.
De acordo com a Polícia Militar, quando os agentes do 7º BPM (São Gonçalo) chegaram no local, duas pessoas já tinham morrido. Elas foram identificadas como José Luis Caetano Duarte e Janete Bezerra Santos Ribeiro. Jose Luis, conhecido carinhosamente como Pepe Caetano, era professor de espanhol e muito querido por seus conhecidos. Em uma nota oficial, emitida pela sua página no Facebook, a instituição lamentou a morte do docente de 55 anos.
"É um anúncio muito dolorido e sentido por todos do #icbeusg, #icbeuba e #ccaaalcantara, mas que é necessário. Vamos nos despedir de nosso querido Pepe hoje às 16h no Cemitério de São Gonçalo, próximo à nossa escola. Que nossos corações se confortem na lembrança do grande mestre e homem que foi José Luis Caetano, digno do número enorme de homenagens que vêm sendo feitas desde que soubemos que ele tinha partido. ", disse o comunicado.
Nos comentários, alunos e amigos também comentaram sobre o triste episódio.
"Meus sentimentos aos familiares nesse momento. Que Deus traga conforto aos corações. Estou mt triste, como todos que conviveram com nosso querido Pepe, uma pessoa de bem com a vida, sempre alegre e brincalhão. Perda enorme!! Deixará muita saudade!!!", escreveu uma conhecida.
"Que triste notícia. Um professor maravilhoso e super dedicado. Que Deus o tenha em bom lugar. Meus sentimentos", lamentou uma ex-aluna.
Vale destacar que outras duas pessoas também morreram depois de dar entrada no Hospital Estadual Alberto Torres: Fábio Rosa de Souza e Valdir Pinto de Oliveira Sobrinho. Mais sete vítimas ficaram feridas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, pelo menos dois foram encaminhados ao Hospital Alberto Torres: Carlos Augusto dos Santos já teve alta e Eduardo Ribeiro da Silva está em situação estável.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí investiga o caso. Segundo a Polícia Civil, a perícia foi realizada no local e os agentes estão buscando imagens e informações sobre a autoria do crime.