Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, e não foi selecionado na primeira chamada, poderá se candidatar para o segundo processo seletivo do Programa Universidade para todos (ProUni). Os estudantes, já podem consultar as vagas disponíveis por meio do endereço prounialuno.mec.gov.br. As inscrições abrem no dia 26 de junho, na próxima terça-feira. Só para o Rio de Janeiro, serão disponibilizadas quase 5 mil vagas para bolsas integrais e parciais.
Para se candidatar, é necessário ter feito o exame do ano passado, ter alcançado no mínimo 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além disso, só podem participar alunos brasileiros que não possuem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Podem solicitar bolsa, os alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e outra parte do ensino em rede privada, mas em condição de bolsista. Deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.
O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar de até três salários mínimos. Agora, quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com o valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados serão disponibilizados a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada no site do ProUni. Já para a segunda chamada, será no dia 16 de julho.
O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas integrais e parciais de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas. O programa já atendeu mais de 2 milhões de estudantes, sendo que 70% com bolsas integrais.