As câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) da Prefeitura de Niterói, administrado pela Niterói Trânsito SA (Nittrans) identificaram na última semana, em três ocasiões, pessoas tentando furtar cabos nos túneis que fazem a ligação entre os bairros de Icaraí e São Francisco. A última tentativa aconteceu na madrugada do último sábado (11), na Estrada Leopoldo Fróes, próximo a saída do Túnel Roberto Silveira.
Em dois casos os suspeitos foram interceptados pela Polícia Militar e levados para a 76ª DP (Centro).
“A segurança de nossa cidade é prioridade. Não vamos permitir que criminosos prejudiquem Niterói e seus cidadãos. Temos estratégias unindo Prefeitura e as forças de segurança para trazer resultados concretos. Tenho certeza de que, juntos, podemos fazer de Niterói uma cidade ainda mais segura e acolhedora para todos. Seguiremos firmes no compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida da nossa gente”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
As tentativas de furto na região seguiram dinâmicas parecidas na última semana e aconteceram, além da madrugada de sábado, na quarta-feira (8) e sexta-feira (10) no Túnel Raul Veiga, usado para motoristas que seguem no sentido inverso, que saem de São Francisco com destino a Icaraí e Centro. Na primeira ação, as informações sobre o furto foram enviadas para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que acionou a Polícia Militar. Os policiais conseguiram abordar os dois suspeitos e recuperar o material furtado. Os dois foram levados para a delegacia. A mesma dinâmica aconteceu dois dias depois.
Na madrugada do último sábado, agentes do CCO, ao identificarem a ação de criminosos em tentativa de furto no mesmo túnel Raul Veiga, procederam com o protocolo e acionaram o Cisp e a Polícia Militar. Os agentes de segurança estiveram no local e prenderam um suspeito, conseguindo recuperar o material roubado. O homem foi levado para a 76ª DP (Centro), onde o caso foi registrado.
Sobre o CCO Mobilidade – O Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) conta com equipamentos de tele monitoramento interligados por fibra óptica espalhados pela cidade inteira, utilizados para monitorar tudo o que acontece no trânsito em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele é interligado por 78 quilômetros de fibra óptica que percorrem dez pontos de controle de área nas regiões da cidade com mais fluxo e volume de trânsito, cobrindo todas as áreas urbanas do município de Niterói.
Tudo o que é coletado em imagens nas ruas chega em tempo real ao CCO Mobilidade, que funciona do prédio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói, localizado na Região Oceânica da cidade. O centro operacional conta com o monitoramento de diversas câmeras e equipamentos de gestão de tráfego utilizados pelos operadores do sistema. Com visibilidade total e dados volumétricos, é possível ajustar a operação viária para garantir a melhor fluidez possível, de acordo com a quantidade de veículos que transitam pelos corredores viários da cidade.