Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Antes tarde do que nunca

INSS suspende exigência de prova de vida, até julho deste ano

Pagamentos a aposentados e pensionistas só serão suspensos caso Previdência constate, cruzando dados oficiais, a morte do beneficiário


INSS veio a público diante da onda de notícias falsas envolvendo prova de vida com ida a agência como pré-requisito para pagamento de pensões e aposentadorias, mesmo que em vigor. Foto: Agência Brasil

Aposentados e pensionistas não vão ter o pagamento bloqueado por falta da prova de vida.

Uma medida publicada nesta sexta pelo Ministério da Previdência Social suspendeu o bloqueio dos benefícios por seis meses, a partir de 1º de janeiro deste ano.

A prova de vida é o procedimento para comprovar que o beneficiário continua vivo para poder receber o recurso.

Segundo o INSS, uma onda de notícias falsas afirma que a exigência da prova de vida obrigatória por parte do beneficiário seria retomada. Isso está errado.

Na verdade, o dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases do governo para fazer a comprovação.

Ou seja, não há necessidade de ir a uma agência do INSS para realizar o procedimento.

Mas, o instituto alerta: cuidado com os golpes! O INSS não manda servidores à casa das pessoas, nem envia mensagens por celular para realizar prova de vida.

Ouça no Podcast Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a suspensão da prova de vida como exigência para manutenção de pagamento de aposentadorias e pensões. Medida, de início, vale até julho.


RadioAgência Nacional

INSS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!