Matheus Fernandes, de 20 anos, junto ao zagueiro Igor Rabello, é a maior esperança do Botafogo para não terminar o ano no vermelho. Titular absoluto e destaque no meio campo alvinegro, o volante vem chamando a atenção dos europeus.
Em 2017 o volante foi monitorado pelo Barcelona. Este ano, nas partidas contra Atlético-PR e Bahia, antes da Copa do Mundo, representantes do Arsenal, da Inglaterra, e do Villarreal, da Espanha, estiveram no Brasil observando o jogador.
Matheus Fernandes disse ter ficado sabendo dos olheiros pela imprensa e se mostrou consciente da realidade do clube, que está em situação financeira delicada e devendo salários.
"Fiquei (sabendo dos "olheiros") quando saiu em matérias, mas não me prendo muito a isso. Tenho que manter o trabalho para aparecer mais gente me olhando (risos). E quem sabe um contrato bom para mim e um dinheiro bom para o clube, que está precisando."
Apesar do monitoramento de times do Velho Continente, o volante revelou não ter recebido nenhuma proposta concreta até o momento.
"Para mim, não (chegou proposta). Minha vontade é jogar, essa questão (de transferência) deixo mais para o meu pai e o clube definirem o melhor. Me mantenho focado no Botafogo. Fazendo meu trabalho aqui, naturalmente as coisas vão acontecer."
O jogador falou o que muda nos trabalhos com a saída de Alberto Valentim e a chegada de Marcos Paquetá.
"Tem movimentação um pouco diferente. A gente fica na dúvida se faz ou não (certo movimento), aí ele fica motivando para fazer as movimentações que ele pensa. É o perfil de cada treinador, cada um tem um modo de pensar, e a gente fica tentando pegar. (Prancheta) Ajuda muito, já põe os jogadores onde têm que estar, aí acelera um pouquinho o processo."
Após a parada para a Copa do Mundo, o Botafogo volta a campo no dia 18/07, às 21h45, contra o Corinthians, na casa do adversário. Matheus afirmou que o time está mais forte depois deste intervalo.
"A gente está trabalhando forte, fazendo jogos-treinos para cada vez mais elevar. A equipe está mais forte do que antes da parada, com mais fome de vencer."
Devido à idade avançada que muitos jogadores que atuaram no Mundial deste ano terão em 2022, Tite terá que fazer uma reformulação no elenco. O volante do Botafogo falou sobre o sonho de ser convocado.
"Claro que a gente pensa em chegar, é o sonho de todo jogador. E também é meu sonho disputar uma Copa do Mundo com a Seleção. A gente fica pensando, sim, lá na frente, mas não adianta pensar lá e não fazer aqui."
Matheus Fernandes tem contrato com o Botafogo até o final de 2020. A multa rescisória para times do exterior é de U$ 40 milhões (R$ 131 mi) e de R$ 100 milhões para clubes brasileiros.