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Anatel testa novo mecanismo de combate a ligações indesejadas de empresas de telemarketing

Operadoras de telefonia móvel e fixa terão que informar à agência reguladora alterações indevidas de código de acesso, manobra para disfarçar origem de chamadas

Por Portal Eu, Rio! em 24/01/2025 às 09:47:31

Relatório sobre ligações facilitará monitoramento de assédio comercial por operadoras de telemarketing. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Anatel está implementando mais uma medida no combate a ligações indesejadas. A agência vai receber, mensalmente, das prestadoras de telefonias móvel e fixa, os relatórios referentes do tráfego, incluindo chamadas com indícios de alteração indevida no código de acesso, prática em que o identificador de chamadas exibe um número de telefone ou outras informações para fazer parecer que as chamadas são de uma pessoa ou empresa diferente. Embora as informações de quem liga possam parecer locais, as chamadas geralmente são feitas por operadores de telemarketing.

Esta nova coleta permitirá à agência constatar irregularidades e atuar com mais rapidez para a proteção do consumidor.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem de Carolina Pessoa, da Rádio Nacional, sobre a nova medida da Anatel contra o assédio telefônico.

José Augusto Bastos, analista de marketing, costuma receber esse tipo de chamada. Para ele, apesar das recomendações de não atender, na prática, isso é muito difícil. “O pessoal recomenda que a gente não atenda pessoas que não são dos nossos contatos, mas alguma emergência ou alguma oportunidade pode aparecer. E é número desconhecido. E essas chamadas de telemarketing indesejadas, realmente, atrapalham o dia a dia das pessoas que estão esperando alguma coisa ou que estão cuidando de algum parente ou amigo”, destaca.

A superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, explica que fraudes como essas têm recebido cada vez mais atenção da agência: “a questão da fraude em serviços de telecomunicações é um assunto que tem recebido uma atenção grande por parte da Anatel. A gente sabe que é necessária uma atualização constante da agência para que se tenha êxito no combate a esse tipo de fraude, justamente porque nós estamos lidando com infratores que estão constantemente alterando a sua forma de atuação”.

A representante da Anatel também resume as punições, caso a medida seja descumprida: “o descumprimento desse despacho pode sujeitar os infratores a multas de até R$ 50 milhões e o encaminhamento das informações relativas a essas infrações aos órgãos de segurança pública”.

A Anatel estima que já houve uma redução de quase 185 bilhões de chamadas inoportunas no país entre junho de 2022 e dezembro de 2024, com a implementação de diversas medidas pela instituição.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: RadioAgência Nacional

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