A cantora brasileira Pipa Brasey, radicada na Suíça há cerca de quatro décadas, é considerada uma das maiores referências do samba e da bossa nova no exterior. A artista recebeu, no último fim de semana, em Lisboa, capital de Portugal, o troféu "Empreendedor Lusófono Record Europa", prêmio doado pela TV Record Europa pelo trabalho incessante e exitoso em prol da música do Brasil na Europa e pelo mundo afora. Durante a cerimônia, a artista fez questão de agradecer aos organizadores, fãs, às suas assessorias e equipes de produção (brasileira e suíça) e, também, à figurinista Suelli Bomfim, que criou um vestido especial, com cápsulas de café, em clara exaltação à importância da sustentabilidade.
Pipa Brasey estará, a partir de fevereiro, novamente no Brasil para os lançamentos do clipe "Pode Chorar" (nas redes sociais, música que conta com a participação de Xande de Pilares) e do DVD "Eu, Você e a Bossa", no Teatro Rival Petrobras (dia 13 de março).
"Madrinha do carro de som da Portela" durante 10 anos, Pipa já esteve presente em desfiles da Porto da Pedra, Vai-Vai e da Boa Vista (ES) e estará novamente na Sapucaí, em 2025, como uma das intérpretes oficiais do GRES Unidos de Bangu.
Sobre o Troféu
O Troféu da TV Record Europa faz parte de uma galeria pessoal de Pipa que reúne outros títulos e honrarias, como: "Embaixadora Artística e Cultural" pelo Cebrac (Centro Brasil Cultural, na Suíça); "Embaixadora da Associação dos Intérpretes Carnavalescos do RJ (Assincarj); "Batizada como Sambista", no Cacique de Ramos, pelo lendário Bira Presidente; e figurinos (vestido e sapatos) usados em sua primeira apresentação na quadra de uma escola de samba carioca, eternizados no "Museu do Samba", na Mangueira, Zona Norte do Rio.