Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o EASEL Lab da Faculdade de Educação de Harvard, lançou um curso gratuito voltado para educadores, gestores e profissionais da área da saúde. Com o título “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias”, o curso tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância da aprendizagem socioemocional nas escolas, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Já disponível na plataforma AVAMEC, o primeiro módulo do curso tem duração de 2 horas e oferece uma introdução aos conceitos de desenvolvimento infantil, bem-estar dos educadores, apoio psicossocial (AP) e aprendizagem socioemocional (ASE). Além disso, apresenta a metodologia SEL Kernels, criada por especialistas do EASEL Lab, que já é aplicada com sucesso em diversos países, incluindo o Brasil.
A abordagem SEL Kernels, que pode ser traduzida como "grãos de aprendizagem socioemocional", consiste em atividades simples e de baixo custo, adaptáveis a diferentes contextos educacionais. Seu objetivo é ajudar educadores a promover o desenvolvimento socioemocional de forma prática e eficaz no ambiente escolar.
Com um público-alvo que inclui tanto educadores quanto equipes de apoio psicossocial de escolas e serviços públicos de saúde, o curso busca proporcionar ferramentas para melhorar o autoconhecimento e a inteligência emocional no cotidiano profissional. O curso completo, com 20 horas de conteúdo, será lançado ainda no primeiro quadrimestre de 2025 e também será gratuito, com emissão de certificado.
Essa iniciativa reflete o crescente reconhecimento dos benefícios da aprendizagem socioemocional, que tem demonstrado impactos positivos no comportamento, nas relações interpessoais e no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes.
O primeiro módulo está disponível em: avamec.mec.gov.br ou fundacaoitau.org.br