Até o dia 15 de junho, a vacina contra a gripe se mantém exclusiva para idosos, crianças de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 após o parto (é preciso apresentar comprovação), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e professores da rede regular de ensino, além de portadores de doenças crônicas (necessária apresentação de prescrição médica com a indicação ou algum documento que comprove a condição crônica da doença). A meta corresponde a 1,8 milhão de pessoa – 90% da população alvo.
Na última quinta-feira ocorreu o dia de intensificação da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu postos extras para imunizar a população nesta semana ocorreram diversas ações por toda a cidade. A campanha começou no dia 10 de abril e já vacinou pouco mais de 1,4 milhão de pessoas, 74% de cobertura. Somente nesta quinta-feira (3), foram 95 mil doses aplicadas.
NOS SUPERMERCADOS, MAIS DE 11 MIL DOSES
Postos de vacinação foram montados em diversos supermercados do município, onde aplicaram mais de 11 mil doses. Os grupos de professores e pessoas com comorbidades ultrapassaram suas metas individuais (90% de cada grupo).
Até o dia 15 de junho – data em que se encerra a campanha –, a vacina está disponível nas 232 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A SMS terá também ações em outros locais, fora das unidades, para facilitar o acesso da população
Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2019 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul e com mais possibilidades de causar quadros graves da doença. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a seis anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 7 anos. Para quem faz parte dos grupos alvo, é preciso atualização da dose anualmente, em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.