TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cinema Nosso apresenta o Super Hacka Kids

Será um dia inteiro de atividades com games para toda a família e de graça

Por Portal Eu, Rio! em 31/05/2019 às 21:47:11

Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos terão acesso ao universo cibercultural envolvendo temas relacionados à infância, games e internet . Foto Divulgação

Um dia inteiro voltado para atividades que envolvem educadores, pais e filhos em torno da paixão pelo universo cibercultural e games - sejam eletrônicos ou analógicos. Esse é o Super Hacka Kids, evento inédito organizado pelo Cinema Nosso e que acontecerá dia 1º de junho no casarão da instituição na Rua do Rezende 80 – Lapa. Entre as atividades, estão experimentações de jogos independentes nacionais, tanto de tabuleiro quanto digitais, além de imersão em realidade virtual. 

Também haverá oficinas e palestras que abordarão os familiares sobre audiovisual, tecnologia e sociedade. Investigar, descobrir, criar e refletir é a base da metodologia deste evento, que através da aprendizagem criativa de educadores, crianças e adolescentes, com o olhar para o seu entorno integra de forma inovadora a reflexão sobre afeto, novas narrativas e cultura. O Super Hacka Kids é uma aventura que motiva responsáveis e educadores a ampliar o universo cibercultural envolvendo temas relacionados à infância, games e internet e é totalmente gratuito, voltado para jovens entre 10 e 14 anos.

 Com o Super Hacka Kids, o Cinema Nosso pretende despertar e estimular o desenvolvimento e conhecimento dos pequenos produzindo jogos, além de trabalhar o espírito de coletividade neles, desmitificando a ideia de que jogos incentivam, de forma negativa, a formação dos jovens. A partir do  Super Hacka Kids, crianças interessadas no desenvolvimento de jogos, passarão por um curso de formação em games digitais , nos meses de junho, julho e agosto, o treinamento os formará em hackers mirins e eles vão desenvolver jogos digitais com temáticas que estimulam a mudança no mundo.

 “Nos últimos anos surgiu um novo estado de pensar, ser e agir nos círculos sociais. O choque de novas e velhas tradições, implica que o uso das novas tecnologias muda comportamentos. A partir dessa observação, estereótipos e preconceitos acerca da interação e das relações sociais e afetivas em torno dessas novas plataformas, tem mexido com os núcleos familiares e espaços educativos formais e informais. Entender essa linguagem e amplificar valores que formam o nosso repertório comum, nossa cultura, abre um leque de possibilidades de criar e democratizar o acesso a novas formas de arte. O Super Hacka Kids convida pais e educadores para refletir, debater e co-criar colaborativamente um guia prático que desconstrói paradigmas e preconceitos acerca da imersão de crianças e adolescentes nos games e na internet”, explica Mércia Britto, diretora executiva da instituição.

 Com uma metodologia única, desenvolvida e adaptada ao longo dos 18 anos como Produtora Escola, o Cinema Nosso integra, de forma inovadora, a capacidade da construção de narrativas a partir da reflexão sobre identidade, cultura e território com o estudo e a aplicabilidade em novas tecnologias e plataformas. Cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel da ONU, a partir de um movimento de ação global para pessoas e planetas, o evento Super Hacka Kids fomenta o objetivo 4 da agenda 2030, assegurando uma educação inclusiva e de qualidade, promovendo oportunidade, principalmente referente ao uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias da informação para empoderar mulheres e crianças.  

 O Super Hacka Kids é uma ação do Projeto Cinema Nosso - Arte, Educação e tecnologia patrocinado pela Petrobras.

 Para participar do evento, é necessário se inscrever através dos links:

Crianças     

Responsáveis       

 9h30- 10hs - Credenciamento

10h - Abertura

10h30 às 11h30 – Palestra: Os jogos deixam meu filho imaturo? Jogos Digitais e Cognição - como as crianças estão aprendendo pelos jogos eletrônicos?

Palestrante: Dr. Rogério Panizzutti

11h30 às 12h30 – Palestra: Videogame é do bem ou do mau? Infância e Comportamento - como falar a língua da cibercultura e realizar curadoria de conteúdos sob quais meus filhos vão ficar expostos.

Palestrante: Antonio Marcelo

13hs às 14hs - Vida em jogo: Jovens falam sobre a motivação da gamificação em produção audiovisual / Filme: Curta metragem Game Life debate com produtores

14hs às 15hs – Palestra: Dicas de como monitorar seu filho na internet.

Palestrante: Jaqueline Sobral

15hs às 16:30h - Crianças como influencers digitais? Aprendendo sobre Youtube com crianças produtoras de conteúdo do Canal Pretinhas Leitoras

16:30h às 18hs – Palestra: Usando games para mudar o mundo: Estreitando laços afetivos através de jogos cooperativos

Circuito Batalhas de Games - Mônica e a guarda dos coelhos

Palestrante: Antoanne

 Programação no segundo andar - Jogos digitais

10h às 11h / 15h às 16h - Jogos eletrônicos indies: batalha com Porc In Pine - multiplayer 4

11h às 12h30 / 16h às 17h - Experimentação Celeste - single player 1

13h às 14h / 17h às 18h - Ranqueada Cute Arm - single player 1

14h às 15h - No Heros Here - Experimentação: Jogo digital – multiplayer 4

 Jogos analógicos

10h às 11h - Pocket Imperium - Experimentação jogo de tabuleiro / Número de jogadores: 2 a 4

11h às 12h30 – Matruosdhka - Experimentação: jogo de tabuleiro / Número de jogadores: 3 a 5

13h às 14h - Dwar7s - Experimentação: jogo de tabuleiro / Número de jogadores: 2 a 4

14h às 15h - Tides of time - Experimentação: jogo de tabuleiro / Número de jogadores:2

15h às 16h – Driliti - Experimentação: jogo de tabuleiro / Número de jogadores: 2 a 4

 Realidade Virtual – das 10h às 18h

Don Jorge - Experimentação: jogos e experiências VR - Plataforma: HTC Vive

Jelly Beams - BitCake VR - Plataforma: Gear VR

Minicraft  e  Kingdom Watcher - Exposição de jogos VR (5) – Plataforma: Gear VR


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.