Léo Ortiz comemora o gol do jogo. Foto: Divulgação/Flamengo
O Flamengo levou a melhor sobre o Botafogo no clássico válido pela sétima rodada do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (12), no Maracanã. O rubro-negro venceu por 1 a 0, com gol de Léo Ortiz, assumindo a liderança do Carioca.
Foi um primeiro tempo acalorado no Maracanã. O Rubro-Negro foi dominante, mas apenas uma grande chance de gol aconteceu. Logo no primeiro lance do jogo, Juninho saiu de cara para o gol e parou na defesaça do goleiro John.
Apesar do domínio, a intensidade rubro-negra foi diminuindo conforme o passar do tempo. Aos poucos, o Botafogo entrou na partida e, apesar de não ter tido chances claras de marcar, também não sofreu.
Também foi um primeiro tempo de muitas faltas e reclamações de ambos os lados. Mas a principal delas foi do Botafogo, após De La Cruz acertar uma cotovelada no rosto de Matheus Martins. Os jogadores do alvinegro pediram o cartão vermelho, mas a arbitragem mostrou somente o amarelo e o VAR mandou seguir.
O segundo tempo foi mais equilibrado. O Glorioso voltou melhor e igualou o jogo com o Rubro-Negro. Mas, justamente no melhor momento do Botafogo na partida, o Flamengo abriu o placar aos 9 minutos, com Léo Ortiz, que aproveitou assistência de cabeça de Danilo e completou para estufar as redes. Uma linha de passe dos zagueiros flamenguistas que culminou no gol do jogo.
O ritmo da partida caiu mais uma vez e pouca coisa aconteceu até os 29, quando o Botafogo quase empatou o jogo, após Cuiabano invadir a área pela esquerda e cruzar na cabeça de Igor Jesus, que cabeceou firme e viu Varela tirar a bola em cima da linha. O lance pareceu dar fôlego ao Glorioso, que melhorou nos 10 minutos finais e foi firme em busca do empate. Mas o esforço não resultou em gol e a partida terminou mesmo com o 1 a 0 no placar a favor do Flamengo.
Após o apito final, muita confusão e expulsões. Barboza e Gerson foram expulsos e os ânimos seguiram exaltados até a descida para o túnel que leva aos vestiários.
Agora, na sequência da temporada, o Botafogo volta a campo diante do Boavista, neste sábado (15), às 19h, em Bacaxá. Já o Flamengo encara o Vasco, também no sábado, às 21h45, no Maracanã .
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO
Local: Maracanã
Gols: Léo Ortiz (FLA)
FLAMENGO: Matheus Cunha, Wesley, Danilo, Léo Ortiz, Varela; Allan (Evertton Araújo), De La Cruz (Gerson), Arrascaeta (Michael); Luiz Araújo, Everton (Pulgar) e Juninho (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luis
BOTAFOGO: John, Vitinho (Ponte), Danilo Barbosa, Barboza, Alex Telles (Alex Telles); Gregore (Patrick de Paula), Allan (Newton), Marlon Freitas; Savarino, Matheus Martins (Rafael Lobato) e Igor Jesus. Técnico: Carlos Leiria
Cartão amarelo: Allan, De La Cruz, Bruno Henrique e Luiz Araújo (FLA) / Gregore, Barboza e Marlon Freitas (BOT)
Cartão vermelho: Gerson (FLA) / Barboza (BOT)