Terça-Feira, 22 de Abril de 2025 - 04:53:57
Deseja receber nossas notificações?
TOPO - PRINCIPAL 100 DIAS-2 - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Prefeitura do Rio combate irregularidades na Zona Sul do Rio

Em Copacabana, seis veículos foram apreendidos por estarem sendo alugados ilegalmente por pessoas físicas, sem manutenção adequada, alvará ou qualquer licença para a atividade

Por Portal Eu, Rio! em 17/02/2025 às 14:23:48
0:00
0:00

Operação de ordenamento apreende seis bicicletas elétricas alugadas irregularmente na orla. Foto: Fábio Costa / Seop

Em mais um fim de semana de verão e Carnaval de rua, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) realizou operações de fiscalização e ordenamento em toda a cidade, especialmente nas zonas Sul e Central do Rio, que recebem maior concentração de blocos e por conta das praias.

Durante operação na orla de Copacabana neste domingo (16), voltada para o combate ao aluguel irregular de ciclomotores e bicicletas elétricas, seis veículos foram apreendidos por estarem sendo alugados ilegalmente por pessoas físicas, sem manutenção adequada, alvará ou qualquer licença para a atividade. Além disso, um indivíduo foi conduzido à 12ª DP por desacato e desobediência após ameaçar e agredir verbalmente agentes do Programa Rio + Seguro.

O aluguel irregular dessas bicicletas e ciclomotores não só configura uma infração econômica, mas também coloca em risco a segurança dos locatários e frequentadores: – A SEOP segue firme no combate a essas práticas irregulares, garantindo que os serviços oferecidos à população respeitem as normas da cidade – complementa o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Combate a Flanelinhas em Pontos Turísticos

Ainda neste fim de semana, equipes da SEOP realizaram operações em pontos turísticos, como a Urca, a Estrada das Paineiras e a Praça Cuauhtémoc, no Flamengo, para combater a atuação de flanelinhas.

Durante as abordagens, cinco indivíduos foram conduzidos à delegacia por diversas infrações, incluindo a prática de guardador de carros em áreas não autorizadas pelo sistema Rio Rotativo, estacionamento irregular e outras infrações.

Em uma das ocorrências, no sábado, dia 15, agentes da Secretaria de Ordem Pública realizavam fiscalização de estacionamento irregular e ação para coibir a atuação de flanelinhas na Urca quando um deles foi abordado por dois turistas informando que um guardador irregular, identificado como André Luiz França da Silva, havia cobrado R$100,00 para estacionarem na Rua Odílio Bacelar. O agente foi ao local para que o flanelinha devolvesse o dinheiro ao turista, informando que não poderia cobrar pelo estacionamento. O guardador se negou a devolver e agrediu o fiscal com socos e pontapés. Foi necessário apoio de outra equipe para conseguir conter o indivíduo e conduzi-lo para a 10ª DP. Apesar da vítima ter ido à sede policial denunciar a extorsão, a ocorrência foi registrada apenas como desacato e o indivíduo liberado pela autoridade policial. O dinheiro foi devolvido à vítima.

Operação Verão e Carnaval de Rua

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, agentes também fiscalizaram 127 estabelecimentos na orla, aplicando 35 multas por irregularidades, como falta de metragem e ausência de lixeiras.

Ao longo das fiscalizações de estacionamento, 90 veículos foram removidos, e 368 autuações foram aplicadas.

No esquema operacional do Carnaval, em ações nos megablocos Bloco da Gold (15/02) e Chora Me Liga (16/02), centenas de itens irregulares foram apreendidos com ambulantes, incluindo bebidas em garrafas de vidro e grandes estruturas.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.