TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Festival Uranium encerra programação com debate sobre rejeitos e segurança nuclear

Por Jonas Feliciano em 01/06/2019 às 22:00:16

Foto: Divulgação

Neste domingo (2), acontece o último dia do 9° Rio de Janeiro International Uranium Film Festival, o Festival de Cinema da Era Atômica que, desde o dia 25 de maio, está em cartaz na Cinemateca do MAM Rio. Amanhã, a partir das 11h, ocorrerá um debate sobre rejeitos radioativos e segurança nuclear.

Entre os participantes estão a jornalista ambiental Joelma do Couto e Alphonse Kelecom, professor do Laboratório de Radiobiologia e Radiometria do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Além de Wagner Pereira, professor do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida e gerente de Rejeitos Radioativos. Maria Clara Valverde, coordenadora geral da Sapê, Sociedade Angrense de Proteção Ecológica e Sérgio Ricardo, ecologista do Rio de Janeiro do movimento Baía Viva.

"O festival Uranium já é tradicional e está inserido em um circuito internacional sobre o tema. Amanhã, além de debater os os retrocessos que o país tem vivido no que diz respeito às políticas ambientais, vamos abordar o plano de retomada do plano nuclear pelo atual governo. Principalmente, porque no Rio de Janeiro, por exemplo, temos usinas com estruturas antigas e que estão em fase de descomissionamento. Entretanto,até hoje, não temos um plano de segurança e evacuação transparente para sociedade. Um assunto pertinente, pois caso realmente haja o interesse do governo, é possível que ocorra o afrouxamento das licenças ambientais", alertou Sérgio do Movimento Baía Viva.

Vale ressaltar que o evento é gratuito e conta com um programação de documentários. Ele acontece na cinemateca do Museu de Arte Moderna - Cinemateca que fica localizado na Av. Infante Dom Henrique, 85, no Parque do Flamengo.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.