Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025 - 06:42:17
Deseja receber nossas notificações?
TOPO - PRINCIPAL 100 DIAS-2 - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Mangueira fecha primeiro dia com enredo sobre povo bantu e passa sufoco com tempo de desfile

Comissão de Frente, na qual figuras do povo banto se transformavam nos "crias" das favelas, foi um dos pontos fortes

Por Portal Eu, Rio! em 03/03/2025 às 11:13:30
0:00
0:00

Fotos: Edison Corrêa/Agência Eu, Rio!

Com um samba considerado simples, a Mangueira transformou a Marquês de Sapucaí com a bateria, que empolgou o público do início ao fim. A agremiação falou sobre o povo bantu e a influência dos primeiros africanos escravizados no Rio de Janeiro.


O desfile contou com figuras emblemáticas na luta contra o racismo, como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o motoraxista Thiago Marques, que pilotava a moto com um estudante confundido com um assaltante e baleado por um policial no dia 24 de fevereiro.

A Comissão de Frente, na qual figuras do povo banto se transformavam nos "crias" das favelas, foi um dos pontos que mais agitaram o público, em especial, quando os dançarinos simulavam a forma de empinar uma pipa em meio aos chamados "passinhos", um jeito de dançar funk. A escola usou drones para fazer as pipas voarem, simbolizando o renascimento do povo banto, trazido à força ao Brasil e que "que floresce nas vielas".


Os povos bantos têm origem em países da África Central, como Angola, Gabão e Congo. Grande parte dos escravizados trazidos para o Brasil faziam parte desse grupo.


A escola também uma ala carregando grandes palavras que têm origem na cultura banto, como "dengo", "bamba" e "ginga".


No final, a escola teve de correr contra o tempo. Com 79 minutos e alguns segundos, a Mangueira passou do portão e cumpriu os 80 minutos regulamentares no laço.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.