Foto: Divulgação
Julia Fonseca, professora da educação infantil, criou um metodo inovador para as crianças aprenderem brincando, na sua própria casa em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. A proposta é baseada em jogos e dinâmicas de atividades em grupo que visam aprimorar o desenvolvimento cognitivo e estimular a socialização na infância.
No espaço educativo, Projeto Aprender brincando, a professora comprova aos alunos que aprender pode ser uma experiência muito divertida, ao unir jogos e brincadeiras interativas, realizadas nas atividades de reforço escolar para simplificar o conteúdo ensinado na sala de aula.
A ideia inicial para o projeto surgiu durante o período em que a educadora realizou o estágio para o curso de formação de professores. Julia percebeu que muitos alunos estavam entediados com o método tradicional de ensino das escolas, e buscou propostas lúdicas para otimizar o processo de aprendizado, observando a necessidade de cada criança de maneira individual.
“Cada criança aprende de uma forma diferente. A brincadeira é a ferramenta de aprendizado fundamental para potencializar o desenvolvimento na infância. Neste espaço, a ordem e: brincar e a única condição”, comenta Julia.
A professora destaca que se surpreendeu de forma positiva com os resultados da aplicação do método lúdico na evolução do desenvolvimento de crianças com dificuldades no aprendizado, traumatizadas por bullying nas escolas ou em acompanhamento psicológico devido a questões familiares.
“A ludicidade dos jogos ajuda as crianças a ultrapassarem a barreira das dificuldades. O depoimento emocionado dos responsáveis sobre os avanços dos filhos, nos traz esperança em educar ‘pequeninos’ para serem futuros campeões na vida”, se orgulha a professora.