Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Na noite desta quarta-feira (12), Fluminense e Flamengo se enfrentam no Maracanã, pela 454ª vez na história centenária do maior clássico brasileiro. E, pela décima quarta vez, vale uma taça de Campeonato Carioca. O primeiro jogo da decisão tem mais de 30 mil ingressos vendidos antecipadamente e põe frente a frente dois elencos recheados de estrangeiros e que vêm quase que monopolizando as decisões no estadual: nos últimos seis anos, apenas em 2024 a decisão não teve Fla-Flu.
Com um começo de campeonato errante, o Fluminense de Mano Menezes terminou a fase de pontos corridos na terceira posição, avançando à semifinal apenas na última rodada e sem vantagem de resultados iguais. Mas isso não foi empecilho: com 4x0 na ida, foi possível poupar alguns titulares no jogo da Cidade do Aço, tirando o Volta Redonda da decisão. O caminho rubro-negro também foi tranquilo: duas vitórias em cima do Vasco credenciaram o campeão da Taça Guanabara à final.
Para o primeiro jogo da decisão, Mano Menezes ainda não terá à disposição três astros do meio-campo que se lesionaram no começo da temporada: Renato Augusto, Lima e Paulo Henrique Ganso. Thiago Silva está de volta, o que significa que Ignácio e Freytes brigam pela outra vaga na zaga.
O Flamengo teve mais um desfalque confirmado: em excelente fase, Bruno Henrique sofreu lesão grau 1 diagnosticada na coxa direita. A tendência é que Plata seja deslocado para a função de centroavante e Luiz Araújo entre no time titular, na ponta esquerda. Alex Sandro deve retornar à lateral-esquerda, que vinha sendo ocupada por Varela de forma improvisada. A decisão será no próximo domingo (16), às 16h, também no Maracanã.
Transmissão: Globo, Band, SporTV, Premiere e canal GOAT.
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ);
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Gustavo Mota Correia (RJ);
VAR: Jorge Fernando Rabello (RJ).
FLUMINENSE: Fábio; Guga (Samuel Xavier), Thiago Silva, Ignácio (Freytes) e Gabriel Fuentes; Otávio, Martinelli e Arias; Serna, Canobbio e Cano. Técnico: Mano Menezes.
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Luiz Araújo e Plata. Técnico: Filipe Luís.