Formação em Saúde Pública

Hospital de Curicica vira centro de mentoria internacional em doenças infecciosas

Referência nacional em tratamento de tuberculose, unidade da Prefeitura do Rio entra no mapa global de infectologia e microbiologia


Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, em Jacarepaguá (RJ), referência nacional em tratamento de tuberculose, acaba de ser reconhecido como hospital centro de mentoria em doenças infecciosas pela ESCMID (Sociedade Europeia de Infectologia e Microbiologia), uma das mais respeitadas instituições globais nas especialidades.

O título reforça a excelência da unidade (fundada em 1951 com projeto arquitetônico de Sergio Bernardes, como unidade especializada no tratamento de tuberculose) e impulsiona sua atuação em pesquisa, ensino e assistência a pacientes com doenças infecciosas.

Para a diretora da unidade, Neise Villar, essa conquista representa um avanço significativo para o hospital e para a saúde pública no Brasil. “Esse reconhecimento coloca nosso hospital no mapa global da infectologia e microbiologia clínica. Agora, somos um centro de referência para ensino e formação de profissionais, o que nos permite compartilhar conhecimento e boas práticas com outras instituições”, destaca.

Além de fortalecer a capacitação de médicos e pesquisadores, a certificação amplia a participação do hospital em projetos internacionais.

Outro impacto direto é a melhoria na qualidade assistencial oferecida pela instituição e a possibilidade de a unidade influenciar políticas públicas a partir de estudos desenvolvidos na área de doenças infecciosas.

“Poderemos contribuir com iniciativas de prevenção, controle e combate a infecções, beneficiando toda a rede de saúde”, conclui a diretora.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!