Celebrando São Jorge

Dia de São Jorge ganha celebração do Grupo de Capoeira Corda Bamba na Penha

As atividades do evento vão acontecer no Espaço Cultural Manduca da Praia, no Largo da Penha, e na Rua Paul Muller


Foto: Divulgação

O Dia de São Jorge terá uma motivo a mais para as festividades do próximo feriadão na cidade: É que a Associação e Grupo Cultural de Capoeira Corda Bamba vai celebrar o aniversário de 61 anos de fundação com uma série de atividades nos dias 19, 20, 21 e 22 deste mês no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio. Café da manhã, rodas de capoeira, berimbada, feijoada e uma Missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Penha são algumas das atrações da programação que prometem agitar o público local.

"É um dia de festa para todos nós que somos e vivemos a capoeira. Vamos contar com a presença aqui de grupos internacionais para festejar esse momento tão especial para o nosso trabalho que é uma arte importante da cultura do nosso país.", explica Antônio Oliveira Bemvindo, mais conhecido como Mestre Touro, fundador da iniciativa.

Vale ressaltar que as atividades do evento vão acontecer no Espaço Cultural Manduca da Praia no Largo da Penha e na Rua Paul Muller, 363, na Penha. Além disso, a comemoração do aniversário do Grupo se dará com uma missa na pátio da igreja Nossa Senhora da Penha, na próxima quarta-feira (23/04). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 21 96748-8233 ( Mestre Touro Bemvindo)

SERVIÇO:

Data e horário: 23/4, quarta-feira, a partir das 10h, evento gratuito.

Missa de Ação de Graça no pátio da Igreja de Nossa Senhora da Penha para celebrar os 61 anos de fundação da Associação e Grupo Cultural de Capoeira Corda Bamba. Logo após na escadaria, apresentação de orquestra de berimbaus com os capoeiristas participantes do evento.

Endereço: Largo da Penha, 19 – Penha, Rio de Janeiro

Histórico da Associação e Grupo Cultural de Capoeira Corda Bamba

Fundado em 23/04/1964 porMestre Touro, que iniciou na capoeira em 29 de outubro de 1956 de 5 para 6 anos de idade. Na ocasião, eleviu pela primeira vez uma roda de capoeira na festa da Igreja da Penha, e através de um amigo que afirmou ser aluno do Mestre Leopoldina, começaram a treinar juntos na Rua Costa Rica esquina com o IAPI da Penha. Posteriormente, na esquina com a Rua Conde de Agrolongo, onde havia um campo que servia para estacionamento de caminhão, esporadicamente recebia a presença do Mestre Leopoldina.

Alguns anos depois passou a frenquentar a Academia Leopoldinense, na Rua Nicarágua 174 Penha, onde recebeu influência direta com o Mestre Leopoldina que era Grupo Cativeiro, sendo oficialmente reconhecido por ele como Mestre em 22 de abril de 1964 aos 13 anos de idade. Já no outro dia fundou o próprio grupo que foi denominado, Associação e Grupo Cultural de Capoeira Corda Bamba. Disso, surgiram vários outros grupos formados por Mestre Touro, dentre eles o Filhos da Corda Bamba e Oxés de Ouro em Benicássim- Castelon- Espanha.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre as rodas de capoeira, basta comparecer no primeiro sábado do mês, na Rua Paul Muller, 363, na Penha, na Zona Norte do Rio. No terceiro sábado do mês, os encontros acontecem no Espaço Cultural e Turístico Manduca da Praia, das 10h às 13h, no Largo da Penha.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!