O Rio de Janeiro ainda não atingiu a meta de vacinação de 90% da população contra o vírus da influenza. Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, o estado atingiu a cobertura vacinal de 78,33% da população alvo, o que representa 3,8 milhões de pessoas vacinadas.
Os casos de influenza registrados no Rio de Janeiro em 2019 chegam a 138 casos. O número de mortes provocadas pela doença no estado é de 33 óbitos. Em todo o Brasil, 144 pessoas morreram em decorrência da doença. Os dados foram coletados até 11 de maio.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina de 2019 protege contra três subtipos de vírus que circulam no Hemisfério Sul, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
No Rio de Janeiro, a campanha segue até o dia 15 de junho. Postos itinerantes estão sendo enviados para locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, shoppings e em estações do BRT.
A campanha segue a vacinação para crianças de 6 meses até cinco anos e 11 meses de idade, idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. Jovens que cumprem medida socioeducativa, presidiários, funcionários de presídios e portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes também podem se vacinar, bem como professores e funcionários do Sistema de Saúde do Estado.