Na semana em que o bairro comemora 131 anos – o aniversário é no sábado, dia 26 - o programa O Meu Lugar vai mostrar as curiosidades de Ipanema. Também conhecido como “Poetinha”, o compositor Vinícius de Moraes dá nome a uma das principais ruas da região. Sua canção “Garota de Ipanema”, composta junto com Tom Jobim, ocupa a primeira posição entre as músicas brasileiras mais gravadas no mundo. Vale destacar ainda que a praia de Ipanema é uma das principais atrações da cidade e atrai uma multidão diversificada para tomar banhos de sol e fazer amizades.
Já a Pedra do Arpoador é reduto de surfistas e há quem diga que é de lá que pode ser contemplado o pôr do sol mais bonito do Brasil. No programa, que vai ao ar na próxima segunda-feira (21/04), às 20h, os espectadores vão ver que Ipanema é bastante eclética quando o assunto é moda. Tem uma rua que reúne diversas marcas conhecidas mundialmente e também a tradicional Feira Hippie, que acontece aos domingos.
Toda a programação da emissora pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques da semana:
Especialistas discutem como se prevenir contra a gripe em debate
Todas as pessoas que tiverem indicação para tomar a dose contra a gripe na cidade do Rio já podem se vacinar. A meta para este ano é imunizar 3 milhões de pessoas. Em 2024 foram 2,1 milhões de moradores vacinados. A fórmula usada nessa campanha protege contra as três cepas do Vírus Influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Croácia e B Áustria.
No Câmara Rio Debate da semana, os mitos e as verdades sobre a vacinação que previne contra a gripe. Quem deve tomar? Quais são as contraindicações? Por que a imunização tem que ser repetida todos os anos e antes do inverno? Nossos convidados são o vereador Dr. Gilberto (SDD), que é médico anestesiologista e está no quinto mandato como parlamentar, e a Dra. Gabriela Leite Camargo, médica infectologista formada pela Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ), com residência em Infectologia pela Universidade Estadual do Rio De Janeiro (UERJ).
Reportagem especial mostra como o Rio se tornou a Capital Mundial do Livro
No próximo dia 23 de abril, o Rio de Janeiro passa a ser oficialmente a Capital Mundial do Livro. O título é concedido pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. É a primeira vez que uma cidade de Língua Portuguesa é a escolhida para ostentá-lo. Motivos não faltam para sustentar essa opção. E o Câmara Rio Reportagem Especial que vai ao nesta quarta-feira, às 20h, vai mostrar os porquês. Alguns dos escritores brasileiros mais aclamados mundo afora são cariocas da gema, como Machado de Assis e Paulo Coelho. Trechos das obras deles e de vários integrantes da Academia Brasileira de Letras (ABL) serão apresentados na nossa reportagem na voz da grande dama do teatro, Fernanda Montenegro. As imagens foram captadas durante o recital da atriz realizado na abertura da programação cultural da ABL.
Nossa equipe passeia ainda pela Biblioteca Nacional, instituição criada por Dom João VI em 1810, a maior da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo; e também por bibliotecas populares e projetos sociais de educação que têm ajudado a manter e até a aumentar a paixão por livros e a leitura na cidade e no país. Entre eles, a Casa Amarela, em Anchieta, Zona Norte do Rio. Convidamos você a embarcar nessa viagem mágica pelo universo das letras.
DJ Corello é o convidado do Câmara Rio Entrevista
Se for apresentado publicamente como Marco Aurélio Ferreira, talvez pouca gente o conheça de bate-pronto. Mas se falarmos no nome artístico, é bem provável que todas as pessoas ligadas em música e nos movimentos culturais lançados no Rio nas últimas cinco décadas o reconheçam imediatamente. Marco Aurélio é o DJ Corello, convidado da semana do Câmara Rio Entrevista que será exibido nesta quinta-feira (24/04), às 20h.
Ele foi responsável por lotar bailes nos morros e no asfalto, da Zona Sul à Zona Norte. Cria do Morro da Coroa, na Região Central da cidade, começou a carreira como dançarino e foi destaque do Movimento Black Rio. A partir de 1973, quando conheceu as pickups, aconteceu uma grande revolução pessoal e profissional. Nascia ali um dos maiores DJs da história. Corello foi um dos primeiros a fazer uma mixagem. Na década de 80, ajudou a criar o Movimento Charme, que tem no Viaduto de Madureira a maior representação. Chegou a sofrer preconceito, mas conquistou uma legião de fãs, apaixonados pelo novo estilo que se tornou um movimento importante para a cultura negra.
Barra de Guaratiba é a próxima parada do Rolezinho Carioca
Na rica diversidade de paisagens naturais do Rio de Janeiro, um santuário ecológico tem se destacado como um bom exemplo do ecoturismo aliado à prática esportiva, cumprindo com os princípios do desenvolvimento sustentável. Ele fica na Zona Oeste da cidade, no bairro de Barra de Guaratiba. A área é um grande estuário, dividida entre o mar e o mangue. Um berçário de espécies nativas, como caranguejos e tartarugas, mas também receptor de animais de outros biomas, como os pinguins, que saem do Pólo Sul em busca de águas mais quentes no período do inverno. É lá que o Rolezinho Carioca faz uma parada.
A equipe se aventura na prática do Stand Up Paddle (SUP), pelas águas calmas que banham o manguezal — uma particularidade da região — para conhecer os atrativos das hospedagens que unem a natureza e o esporte, e descobrir como são feitos os esforços para manter a preservação ambiental do local, mesmo recebendo cada vez mais visitantes. O segredo desse equilíbrio você descobre na próxima sexta-feira (25/04), às 20h.