Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Olho na recomendação

Catarata dificulta aprovação em exame de renovação da CNH

Médico recomenda cirurgia em casos de doença para motoristas acima de 60 anos.


Divulgação

O motorista que encontra dificuldades para marcar uma cirurgia de catarata pode ganhar mais um problema. A doença pode impedir a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), principalmente para quem tem mais de 60 anos. Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o problema pode se agravar e provocar a reprovação no exame para a renovação da CNH.

Queiroz Neto é perito em medicina do trânsito e membro da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET). Ele afirma que a partir dos 60 anos quem viver um dia terá catarata. O médico explica que a doença torna o cristalino opaco e responde por 49% dos casos de cegueira tratável no mundo.

O oftalmologista revela que a legislação prevê o acesso à cirurgia e a menor frequência entre as avaliações oftalmológicas para esta faixa etária.

Saiba os sintomas da catarata

De acordo com o médico, a catarata começa a dar os primeiros sinais quando o paciente muda constantemente o grau dos óculos. Outros sintomas são a perda da visão de contraste, a visão de halos ao redor da luz, a dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes escuros e o aumento da fotofobia (aversão à luz) a ponto de gerar cegueira momentânea causada por faróis em sentido contrário.

"Quem precisa dirigir, principalmente à noite, deve passar pela operação que substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular logo no início da doença", explica.

Dificuldades para a cirurgia

Para quem não tem um padrinho na prefeitura capaz de garantir a cirurgia em uma semana, a situação se complica. A espera por atendimento no SUS pode demorar mais de um ano, segundo o doutor. No caso dos motoristas, eles colocam a vida em risco no trânsito.

Já aqueles que conseguem o tratamento, a cirurgia de catarata reduz em 50% o risco de acidentes. Por isso, Queiroz defende a cirurgia para motoristas:

"A nossa legislação é clara: Para dirigir é necessário ter, no mínimo, 50% de acuidade visual. O problema é que as alterações no grau dos óculos ou lentes de contato são lentas e passam despercebidas. Por isso, pessoas que enxergam próximo ao limite estabelecido pelo Detran correm mais risco de serem reprovadas no exame de renovação da CNH. Além de colocarem a própria vida e a de outras pessoas em risco por descuido com a saúde ocular, têm de arcar com o custo de mais de um exame no Detran e ficam privadas de dirigir", disse.

catarata cnh exame de vista carteira de motorista

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!