Pela terceira rodada da Conmebol Libertadores, o Flamengo enfrenta na noite desta terça-feira (22) seu principal desafio nesta fase de grupos: a tradicional Liga Deportiva Universitaria de Quito, na altitude da capital equatoriana. Pontuar fora de casa virou obrigação após a inesperada derrota no Maracanã para o modesto Central Córdoba, que tem os mesmos quatro pontos da LDU. Uma nova derrota nesta noite deixaria o time de Filipe Luís em maus lençóis no grupo C, possivelmente a quatro pontos da zona de classificação com nove ainda por disputar.
A Liga fez parte da campanha vitoriosa do Rubro-Negro em 2019: ainda sob o comando de Abel Braga, na fase de grupos, o Flamengo foi derrotado no estádio Casa Blanca por 2 a 1, com Bruno Henrique deixando sua marca. Em seis partidas na capital do Equador, a única vitória do Flamengo foi em maio de 2021: 3x2 em cima da mesma LDU, com dois gols de Gabigol e um de Bruno Henrique.
Para o duelo desta noite, o treinador Pablo “Vitamina” Sánchez não terá Alexander Domínguez, suspenso. À exceção dele, o onze inicial reúne a base do elenco “Azucena”.
Já Filipe Luís tem três desfalques certos: Alex Sandro, De La Cruz e Allan nem sequer viajaram para o Equador. Na lateral-esquerda, Ayrton Lucas pode perder a vaga para Varela. Gerson deve atuar como segundo volante, dando a chance para que Plata seja titular na capital de seu país.
FICHA TÉCNICA
Horário: 19h
Transmissão: ESPN e Disney+.
Árbitro: Derlis Lopez (PAR);
Assistentes: Milcíades Saldivar (PAR) e Nadia Weller (PAR);
VAR: Juan Lara (CHI).
LDU: Gonzalo Valle; Daniel de la Cruz, Ricardo Adé, Gian Franco Allala e Leonel Quiñónez; Carlos Gruezo, Gabriel Villamil, Alexander Alvarado e Bryan Ramírez; Lisandro Alzugaray e Álex Arce. Técnico: Pablo Sánchez.
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Ayrton Lucas (Varela); Pulgar, Gerson, Arrascaeta (Luiz Araújo); Plata, Michael e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.