MG, SP e PR concentram mortes

Saúde oferece Força Nacional do SUS para ofensiva em 312 cidades, áreas críticas da dengue

Enfermeiros serão autorizados a indicar exames e medicamentos nas emergências, para agilizar atendimentos


Com oferta de vacina, em todo o planeta, ainda limitada, combate ao mosquito é foco na prevenção da dengue; número de mortes caiu 75% este ano. Foto: Divulgação

Municípios com alta transmissão de casos de dengue, 312 no total, receberão novas ações de enfrentamento da doença. O Ministério da Saúde disponibilizou as equipes da Força Nacional do SUS para atender às cidades e apoiar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação. Também foram disponibilizados novos guias com orientações para o momento, um deles possibilitando que enfermeiros indiquem exames e medicamentos nas emergências para agilizar a assistência aos doentes, como já acontece na atenção básica.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a oferta da Força Nacional do Sistema Único de Saúde para auxiliar na prevenção e tratamento da dengue em 312 cidades.

Os 312 municípios prioritários estão localizados em 21 estados, além do Distrito Federal, em todas as regiões do país. A maioria das cidades estão em São Paulo, com 114 municípios na lista. Na sequência vem Minas Gerais, com 42, e Paraná, com 28. Até o último dia 05 de abril, os três estados concentravam 75% dos casos e 86% das mortes.

Em todo o Brasil, este ano, houve queda de 75% no número de casos e 83% nas mortes por dengue na comparação com o mesmo período de 2024. Até 05 de abril foram confirmadas 634 mortes em 2025, contra 3.800 em igual período do ano passado.


RadioAgência Nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!