Proteção para toda a família

Saúde marca para 10 de maio dia D nacional da vacinação contra a gripe

Véspera do Dia das Mães será referência para ampliar imunização delas e de pais, avós, avôs, filhos, netos...


Ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou retomada das mobilizações nacionais de vacinação em massa, começando pelo Dia D contra a Gripe, 10 de maio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai retomar a ação do Dia D para a imunização contra a gripe. O ministro Alexandre Padilha informou que a campanha será realizada no próximo dia 10 de maio para aumentar as taxas de cobertura da vacinação contra a doença no país. Padilha afirmou que os municípios precisam aproveitar todas as oportunidades para imunizar a população:

“Nós colocamos recurso para os municípios para que eles possam organizar ações como essa. Por isso é que nós estamos retomando os dias Ds nacionais. A gente vai ter um Dia D nacional dia 10, véspera do Dia das Mães. Leve sua mãe, sua avó para se vacinar. A mãe leva o filho que tiver indicação para tomar vacina. A avó leva o neto. Vamos colocar a família inteira protegida na véspera do Dia das Mães”.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o Dia D para a vacinação contra a gripe e a retomada das campanhas de imunização em massa.

Sobre a vacina contra o vírus sincicial respiratório, que foi recentemente incorporada ao SUS, o ministro afirmou que ela deve ser disponibilizada no segundo semestre, mas ressaltou que casos de bronquiolite podem ser reduzidos com a imunização contra a gripe. “Nesse primeiro semestre, nós estamos focados, toda a rede está focada na vacinação para a influenza. Por isso a importância de cumprir todos aqueles grupos prioritários. As crianças de 6 meses, é muito importante estarem vacinadas contra a influenza, que a gente vai reduzir, com isso, os casos graves e óbitos, inclusive por bronquiolite”, destacou.

O ministro da Saúde esteve no Rio de Janeiro visitando o Super Centro Carioca de Saúde e participou da inauguração do novo serviço de diálise peritoneal da unidade. A alternativa é menos invasiva e possibilita aos pacientes de terapia renal realizar a diálise em casa. Alexandre Padilha também recepcionou os novos integrantes do programa Mais Médicos no município.

RadioAgência Nacional

Ministério da Saúde gripe Alexandre Padilha Vacinação Mais Médicos Rio de Janeiro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!