Acontece até hoje, simultaneamente, no Rio e em São Paulo, o Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual. Iniciado nesta quinta, 13, evento promovido pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema) em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres. É o marco inicial desta parceria. Este seminário busca a ampliar a percepção e a ação feminina no setor audiovisual, e debate sobre a importância das políticas públicas à diversidade e, também, o papel da sociedade civil na criação da mudança no quadro geral do setor. O evento difunde a ampliação da igualdade de gênero, tanto em frente, quanto por detrás das câmeras. As discussões reúnem jornalistas, atores, diretores, profissionais e representantes de entidades civis brasileiras. O objetivo principal é identificar as contribuições possíveis pelas políticas públicas, visando a uma concorrência igualitária e livre de estereótipos.
O resultado de pesquisas feitas pela Ancine e divulgado em janeiro de 2018, mostram que, no Brasil, 19,7% da produção audiovisual pertenceu a mulheres, apenas 2% a homens negros e nenhuma produção de mulheres negras foi registrada.
A participação internacional é representada por Amanda Nevill, British Film Institute, Inglaterra, referência mundial na implantação de políticas públicas para a diversidade no setor. Barbara Rohm, CEO da ProQuote Film, Alemanha. As duas palestrantes farão parte da mesa de discussão, onde, também, estarão os representantes de entidades civis brasileiras.
Parceiros
SESC São Paulo
FIRJAN
GOETHE INSTITUTEANCINE
ONU Mulheres
Local
Casa Firjan , Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro
Gratuito, inscrições encerradas
13 e 14 de Junho