Em reunião nesta sexta (14), o prefeito de Tanguá Valber Luiz Marcelo de Carvalho, firmou adesão ao Programa Cidades Empreendedoras do Sebrae Rio, que já transformou a realidade empresarial dos 20 municípios, onde foi implementado, e avança pelo Estado. Dentre outros benefícios, o programa facilita a desburocratização ao extinguir, por exemplo, o processo físico de abertura de empresas com a adoção de sistema online. Além disso, promove a qualificação de micro e pequenas empresas para que cresçam de forma sustentável.
Em formato de game, o Cidades Empreendedoras incentiva saudável competição entre os municípios que concorrem em tempo real e são classificados pelo seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público e/ou qualquer interessado para consulta. O objetivo é engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implementadas políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas, melhorando o ambiente empresarial destas regiões.
A primeira etapa do programa é de sensibilização com a apresentação para os prefeitos, que se comprometem em nomear o comitê gestor formado por secretários municipais, representantes do legislativo, lideranças empresariais e coordenadores regionais do Sebrae Rio, que se reúnem mensalmente para deliberação e aprovação das ações implementadas.
Participaram da reunião, além do prefeito, a secretária de Governo Suely Costa, a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural Claudia Milão, o secretário de Gestão, Edesio Soares, receberam a coordenadora regional do Leste Fluminense do Sebrae Rio, Juliana Ventura, e as analistas Juliana Lohmann e Laura Sousa, da gerência de Políticas Públicas e do escritório regional do Sebrae Rio respectivamente, para a apresentação do Programa Cidades Empreendedoras.
O prefeito comprometeu-se a indicar os participantes do Comitê Gestor do Programa nas próximas semanas, etapa esta essencial para que o diagnóstico seja rodado e o Plano Municipal de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (PMD) seja elaborado.
Após estabelecido o Plano, o Sebrae Rio desenvolverá uma série de iniciativas em conjunto com a prefeitura de Tanguá nos eixos da agricultura familiar, compras governamentais, inovação, desburocratização, sala do empreendedor, etc., além de algumas ações que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Juliana Ventura afirmou que o programa poderá contribuir ainda mais com as iniciativas já em curso junto aos produtores rurais e os empresários locais. ”Tanguá vem em busca da indicação geográfica da laranja e deseja intensificar as ações para desenvolvimento dos pequenos negócios”.
Os municípios que já implantaram o programa são: Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda, Queimados, Paraty, São José do Vale do Rio Preto, São João da Barra, Saquarema, Paty do Alferes, Resende, Bom Jardim e Bom Jesus do Itabapoana.